° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

Exposição presta homenagem a mestres artesãos pernambucanos

Projeto "Várias Mãos, Uma Cultura" ganha nova edição com foco na arte popular pernambucana

Por Allan Lopes

Marly Queiroz homenageia oito mestres artesãos

“A arte popular carrega identidades, histórias e alma. Cada peça feita é um testemunho de vida moldada em barro, madeira ou tecido”. Com essa certeza, a curadora e idealizadora do projeto Marly Queiroz lança, na próxima quinta, 18, a nova edição do projeto “Várias mãos, uma cultura: retratos da arte popular pernambucana. “Este projeto é fruto de encontros e afetos, uma homenagem à preservação e celebração de oito mestres artesãos de Pernambuco: Nicola, J.Borges, Cida Lima, Marcos de Sertânia, Maria da Cruz, Marcos de Nuca, Marliete e Nena”, diz ela.

O lançamento, das 18h às 21h, acontecerá dentro da loja Tidelli, em Boa Viagem, onde o público poderá conferir uma exposição com a obra dos artistas envolvidos - a expografia é da arquiteta Roberta Borsoi. Na ocasião, o público poderá adquirir a coleção completa de livros sobre a obra e trajetória dos artistas abordados nesta etapa do projeto: o barroco brasileiro de Nicola, a xilografia magistral de J.Borges, o figurativismo cerâmico de Cida Lima, a crônica da vida sertaneja nas esculturas de madeira de Marcos de Sertânia, as carrancas ribeirinhas de Maria da Cruz, os imponentes leões de barro de Marcos de Nuca, o preciosismo das figuras em miniatura de Marliete e a cerâmica contemporânea de Mestre Nena.

Durante meses, a equipe percorreu estradas, casas e ateliês para escutas e investigações que resultam nas publicações, com design editorial da Zolu Design. “Essa construção foi feita de encontros e trocas, iniciando com a produção de Camila Bandeira e, aos poucos, outros se uniram, formando uma rede movida pela empatia e pelo desejo de honrar nossos mestres que mantém viva a cultura popular”, diz Marly. “Em cada visita, fomos acolhidos pelos artesãos e envolvidos por seus afetos. São narrativas bordadas de emoção e respeito”.

Com produção executiva da Proa Cultural por Camila Bandeira, Julia Almeida e Camila Almeida, os livros contam com fotografia de Isabela Cunha e textos de Bruno Albertim. “Mais que peças de grande aporte estético, esses artistas produzem, na verdade, pedras de assento do imaginário e da personalidade coletiva não apenas de Pernambuco, mas de um Brasil basilar”, diz o antropólogo. Durante o lançamento, o público poderá adquirir o caixa com o conjunto de oito livros ao preço de R$ 150. Abaixo, link com imagens e verbetes resumidos sobre cada artista.