Fiéis do Recife e Olinda iniciam celebração da Semana Santa com missas de Domingo de Ramos
Seguindo a tradição da Igreja Católica, fiéis do Recife e de Olinda iniciaram, nesta manhã, as celebrações da Semana Santa com o Domingo de Ramos da Paixão
Seguindo a tradição da Igreja Católica, fiéis do Recife e de Olinda iniciaram, nesta manhã, as celebrações da Semana Santa com o Domingo de Ramos da Paixão. As festividades, que se estendem até o próximo domingo (5), relembram a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.
Às 8h20, deste domingo (29), fiéis saíram na procissão de Ramos da Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia, no Alto da Sé, em Olinda. A benção dos ramos, que seriam levados para a Catedral da Sé, foi realizada pelo arcebispo Dom Paulo Jackson.
Com o ramo em mãos, o comerciante Joselito José da Silva, de 60 anos, foi um dos fiéis que participou da procissão. “Todo ano eu estou aqui, participando da procissão de ramos. Eu acho que a marca de um católico é estar numa festa de ramos como uma celebração para Jesus Cristo”, declarou, emocionado.
Durante o curto trajeto até a Catedral, católicos cantavam com seus ramos para o alto. Entre eles estava a aposentada Zara Emília Soto, de 73 anos, que emocionada, contou que o Domingo de Ramos possui um significado profundo em sua vida.
“Eu sinto, no meu coração, uma tristeza muito grande porque sinto que está se repetindo. O povo está deixando Jesus de lado, para aplaudir a riqueza e o poder. Jesus está sofrendo porque não é isso que ele quer. Ele quer o nosso coração”, disse.
A aposentada também afirmou que “pede a Deus para que as pessoas sentissem o mesmo arrependimento que Pedro teve ao negar a Cristo”. Ela declarou ainda o desejo de receber força e coragem para que, caso fosse necessário escolher entre sua própria vida e sua devoção, tivesse a determinação de se entregar inteiramente a Deus.
Pouco depois das 9h, o grupo de católicos chegou à Catedral.
“Não é período de festa”
Durante a cerimônia na Catedral da Sé, o arcebispo Dom Paulo Jackson leu versículos da Bíblia que narravam a traição de Judas, a prisão e crucificação de Jesus. Além disso, Dom Paulo discursou sobre o sentido do Domingo de Ramos da Paixão do Senhor.
“O nome oficial é Domingo de Ramos, que simboliza festa, aclamação. Jesus entra em Jerusalém triunfalmente como o filho de Davi, o Messias glorioso. Mas a segunda parte do nome é Domingo da Paixão do Senhor. Portanto, o Domingo de Ramos une essas duas dimensões”, explicou o líder religioso.
Para ele, o período une “a festa, a alegria, a vitória sobre a morte, mas também a cruz, a dor e a paixão do Senhor”: “Desta forma é uma introdução a todo o mistério da Semana Santa. O mistério da Semana Santa é mistério de morte, mas sobretudo o mistério de vida, de ressurreição e de esperança. Assim todos os cristãos católicos são convidados a celebrar bem a Semana Santa”.
“Não é um período de chácara, de tomar cachaça, de festa e de passeio. É tempo de reflexão, de silêncio e de participar das celebrações na sua comunidade paroquial”, finalizou o arcebispo.
PROGRAMAÇÃO SEMANA SANTA
QUARTA-FEIRA - 1º de abril
8h – Concentração no Pátio de São Pedro (Centro do Recife) - Via-Sacra da Fraternidade pelas ruas do Recife. Fiéis carregam uma cruz com mais de 100kg, simbolizando o peso do sofrimento humano
11h – Chegada da procissão e Santa Missa na Basílica de Nossa Senhora da Penha (Presidida por Dom Paulo Jackson)
QUINTA-FEIRA - 2 de abril
9h - Catedral da Sé de Olinda
Missa dos Santos Óleos (Crismal)
19h – Matriz do Sagrado Coração Eucarístico de Jesus – Espinheiro
Missa da Ceia do Senhor (Lava-pés)
Memória da última ceia e do gesto de serviço de Jesus.
SEXTA-FEIRA - 3 de abril
15h – Celebração da Paixão do Senhor - Catedral da Sé de Olinda
SÁBADO - 4 de abril
18h – Matriz do Sagrado Coração Eucarístico de Jesus
DOMINGO DE PÁSCOA - 5 de abril
9h – Santa Missa na Catedral da Sé de Olinda