"Deu a louca no Morro": festa tem alunos do Colégio Damas "fantasiados" como moradores de comunidades do Recife
Em imagens nas redes sociais, é possível ver alunos do Colégio Damas "fantasiados" com roupas que pensam remeter a moradores de comunidades. Instituição disse que "não teve conhecimento prévio da realização da referida festa"
Alunos do Colégio Damas, localizado na Zona Norte do Recife, promoveram um evento em que participaram "fantasiados" com roupas que pensam remeter a moradores de comunidades da cidade. Intitulado "Deu a Louca no Morro", o evento foi promovido no última quinta-feira (5) no 113 Club, no Espinheiro, bairro nobre da capital pernambucana.
Em imagens publicadas nas redes sociais dos alunos e da comissão de formatura do grupo, é possível observá-los mimetizando aspectos associados à cultura periférica da cidade. Executando o "passinho", os adolescentes aparecem nas imagens utilizando fardas de torcidas organizadas, bermudões e minishorts.
Realizada pela Comissão de Formatura, a festa teve entre as atrações os MCs Abalo e Evinho, além do cantor Rodrix. "Prepara a juliette que mais tarde a gente se encontra", diz a página oficial da Comissão, referindo-se ao modelo de óculos que se tornou um forte elemento da identidade da cultura brega-funk, que surgiu nas comunidades da capital pernambucana.
Professora de Jornalismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Fabiana Moraes classificou o episódio como um caso de "racismo recreativo". "O que pensar quando um grupo de educadores/as não vê problema no racismo recreativo? Em um local de vasta maioria branca, performar o que seria o cotidiano de locais de vasta maioria preta?", questionou a pesquisadora, em suas redes sociais.
RESPONSABILIDADE
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) estabelece que a educação deve se basear em princípios como Respeito à liberdade e apreço à tolerância. Por sua vez, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) determina que as escolas devem proteger os estudantes contra discriminação e constrangimento.
Além disso, as Diretrizes Nacionais de Educação em Direitos Humanos do Conselho Nacional de Educação exigem que escolas combatam preconceito e estigmatização social e promovam cultura de respeito às diferenças.
COLÉGIO DAMAS
Procurado pelo Diario, o Colégio Damas se posicionou por nota. Disse que o evento "Deu a Louca no Morro" foi "organizado de forma privada por estudantes" e realizado "fora do ambiente escolar", "sem qualquer vínculo institucional ou participação da escola em sua concepção, organização ou divulgação".
"A instituição não teve conhecimento prévio da realização da referida festa", reforça o comunicado.
O Damas também destacou "a necessidade de responsabilidade no tratamento de informações que envolvem adolescentes, evitando ataques que possam gerar exposição indevida de menores".
Leia a nota na íntegra:
Diante das publicações que vêm circulando nas redes sociais sobre uma festa associada a alunos da instituição, o Colégio Damas vem a público prestar os seguintes esclarecimentos.
O evento mencionado foi organizado de forma privada por estudantes, fora do ambiente escolar e sem qualquer vínculo institucional ou participação da escola em sua concepção, organização ou divulgação. A instituição não teve conhecimento prévio da realização da referida festa.
Também destacamos a necessidade de responsabilidade no tratamento de informações que envolvem adolescentes, evitando ataques que possam gerar exposição indevida de menores.
A escola é uma instituição confessional católica que orienta suas atividades pelos valores do respeito, da dignidade humana, repudiando qualquer forma de discriminação, preconceito ou discurso de ódio.
Reconhecemos a importância e a sensibilidade do debate público sobre temas relacionados ao preconceito e ao racismo e reafirmamos nosso compromisso permanente com a formação ética, humana e cidadã.
Permanecemos abertos ao diálogo construtivo e continuaremos trabalhando para promover um ambiente educacional pautado pelo respeito, pela empatia e pelos valores cristãos que norteiam a missão do Colégio Damas.