° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

Carnaval de Aliança celebra identidade cultural da Mata Norte com Encontro de Maracatus

Carnaval de Aliança, na Zona da Mata Norte, recebe Encontro de Maracatus e cortejos para celebrar identidade local

Por Diario de Pernambuco

Encontro de Maracatus de Aliança celebrou cultura da Mata Norte

O Carnaval de Aliança, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, tem se consolidado como um dos principais polos de difusão cultural do estado no período momesco. Localizada a cerca de 70 quilômetros do Recife, a cidade recebe cortejos e maracatus que celebram a identidade cultural local e fortalecem vínculos comunitários na região. 

No último domingo (16), o Pátio da Cultura recebeu no tradicional Encontro dos Maracatus, reunindo a Orquestra Zezé Correia e o Maracatu Estrela de Ouro de Aliança, dois importantes patrimônios culturais do município. Além desses dois, outros vinte e dois grupos de maracatus rurais se apresentaram. Turistas e população local também realizaram visita às sedes dos maracatus no Sítio Chã de Camará e Upatininga, onde acontece a tradicional chegada dos grupos que se preparam para os cortejos.

O Encontro dos Maracatus também contou com a apresentação de Maciel Salu, filho de Mestre Salustiano, aliancense expoente da rabeca pernambucana, falecido em 2008. Foi a primeira vez que Maciel subiu nos palcos da terra natal de seu pai, em um momento de grande emoção para artista e público.

Sobre o Encontro de Maracatus

O Encontro de Maracatus do Carnaval de Aliança é dedicado ao Maracatu Rural, também conhecido como Maracatu de Baque Solto, uma das expressões mais emblemáticas da cultura popular da Zona da Mata Norte de Pernambuco. Diferente do maracatu-nação (baque virado), o baque solto tem forte ligação com o universo canavieiro, com as comunidades rurais e com as brincadeiras tradicionais do interior.

O Encontro é realizado pela Associação dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco, entidade que articula, representa e fortalece os grupos dessa tradição em todo o estado. A iniciativa garante organização, preservação dos rituais e valorização dos mestres e brincantes.

No palco e nas ruas, o público presencia a força dos caboclos de lança, com suas golas bordadas, lanças ornamentadas e uma estética que é ao mesmo tempo guerreira, sagrada e espetacular. O ritmo é marcado por trombone, caixa, bombo, mineiro e a poesia dos mestres, que improvisam versos cheios de crítica social, humor e sabedoria popular.

Configura a programação do polo principal do carnaval de Aliança desta segunda-feira (15) e da próxima terça-feira (16): 

Segunda-feira – 16/02

10:00 – Bloco do Povo com André Marreta
12:00 – Cintia Barros
19:00 – Bloco O Sambaço
22:00 – Os Talhas
00:00 – Andrielly

Terça-feira – 17/02


10:00 – Encontro dos Maracatus na sede da Associação dos Maracatus de Pernambuco
17:00 – MC Tróia
19:00 – Thayk
21:00 – Carina Lins