Mães denunciam professor de escola municipal do Recife por abuso contra alunas de 9 anos
Segundo as mães, os abusos aconteciam dentro da unidade de ensino que fica localizada na Cohab, na zona sul do Recife
Mães de estudantes denunciam um professor de uma escola municipal localizada na Cohab, na zona sul do Recife, por suspeita de abuso sexual contra aluna de 9 anos.
Em entrevista concedida à Tv Guararapes, a mãe da vítima, que não quis ser identificada, afirmou que o caso mais recente teria ocorrido dentro da sala de aula na última quinta-feira (5).
De acordo com a mãe, a Polícia, o Conselho Tutelar e a direção da escola foram procurados, mas relatou que não recebeu apoio da gestão da unidade.
Segundo ela, ao procurar a escola, a gestora teria afirmado que tomaria providências e pediu que a família aguardasse.
A mulher conta ainda que, ao sair da unidade, viu o professor chegando para dar aula, apesar de ter sido informada de que ele não estaria no local naquele momento. A mãe afirma que a filha reconheceu o educador e que ele entrou normalmente na escola.
“Quando eu cheguei aqui na esquina, eu vi ele passando. Daí a minha filha falou assim: ´Mãe, olha o professor aí´. Ela (a diretora) pegou, botou o professor lá para dentro’, destacou a mãe.
Uma segunda mãe afirma que o mesmo professor apresentaria comportamento agressivo com meninos e mais próximo das meninas.
Ela relata que, há cerca de três anos, o filho mudou de sala para não estudar com o educador e que o garoto teria presenciado a situação de abuso contra a aluna, de 9 anos.
“Meu filho viu quando a filha dela estava sentada e ele botou a mão de um lado e de outro, tipo, prendendo ela.” relatou.
Ainda segundo as informações, uma terceira denúncia aponta que, em abril de 2025, outra aluna de 9 anos teria relatado à família que foi tocada nas partes íntimas pelo professor quando estava sozinha na sala após a saída dos colegas.
A mãe disse que procurou a direção da escola na época e que teria sido orientada a observar o comportamento da criança. Conforme ela, foi informado que o professor seria afastado, mas a família afirma que ele continuou trabalhando na unidade.
Após as denúncias, mães e familiares realizaram um protesto em frente à escola pedindo a saída do professor e da direção.
Em nota, a Secretaria de Educação do Recife se pronunciou sobre o caso:
"A Secretaria de Educação do Recife informa que está prestando todos os esclarecimentos às autoridades policiais, responsáveis pela investigação e apuração dos fatos. A pasta informa também que o professor foi afastado das atividades até a conclusão das investigações. A secretaria repudia veementemente qualquer tipo de violência nas unidades da rede municipal e reafirma seu compromisso com a proteção integral de crianças e adolescentes, sempre adotando todas as medidas necessárias.
Por fim, a secretaria esclarece que não procede a informação de que a gestão da unidade tenha tentado resolver a situação internamente. A direção comunicou os pais da estudante e informou que acionaria a Secretaria e a Regional, seguindo os protocolos institucionais."
O que diz a Polícia
Em nota, a Polícia Civil de Pernambuco informou que o caso registrado, inicialmente, como estupro de vulnerável, está sendo investigado pela Delegacia de Crimes Contra Criança e Adolescente.
"As investigações foram iniciadas e seguem até a completa elucidação do caso", destacou a corporação.