Carnaval 2026: com helicóptero, Samu simula atendimento de urgência para o Galo da Madrugada
Segundo o coordenador-geral do SAMU Recife, Leonardo Gomes, o atendimento aeromédico é utilizado em casos muito complexos, que envolve múltiplas vítimas.
Para testar e aprimorar os protocolos de atendimento aeromédico para o desfile do Galo da Madrugada , o Serviço Móvel de Atendimento de Emergência ( SAMU ) Metropolitano Recife realizou, nesta terça-feira (3), uma simulação de atendimento de emergência no espaço externo da Estação Central do Recife, no bairro de São José, área central da capital pernambucana.
Desta vez, estará presente o helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma aeronave que pode ser acionada imediatamente em caso de qualquer incidente de grande complexidade durante o Desfile Matinal.
"Essa simulação é um ponto muito importante que fazemos todos os anos, pois é um teste para que possamos deixar tudo pronto para atender ao Carnaval do Recife. O acionamento do helicóptero geralmente ocorre em casos de grande gravidade ou em incidentes com múltiplas vítimas", explicou o coordenador-geral do SAMU Recife, Leonardo Gomes.
O processo de simulação, que inclui procedimentos de pouso e decolagem, reproduz cenários reais que podem ocorrer em grandes eventos e permite avaliar, na prática, a eficiência da rede de emergência e a resposta a emergências.
A ação integra o planejamento especial do Samu Metropolitano Recife e visa fortalecer respostas rápidas em situações de alta complexidade para o desfile do Galo da Madrugada, considerado o maior bloco carnavalesco do mundo.
De acordo com Leonardo Gomes, apesar da aeronave estar estacionada na área externa da Estação Central do Metrô do Recife, durante o desfile do Galo da Madrugada, ela também atenderá, se necessário, a ocorrências em outros locais da Região Metropolitana do Recife (RMR).
"O helicóptero da PRF estará equipado com equipamentos prontos para atender não só os eventos do Galo da Madrugada, mas também outras localidades do Recife e cidades da Região Metropolitana. Vale destacar que montamos uma estrutura paralela para atender a cidade no dia do Galo, ou seja, o serviço do SAMU continuará normalmente para aqueles que não se esquecerem de pular ou de curtir o Carnaval", destacou.
O bloqueio da área externa da Estação Central do Metrô do Recife para pousos e decolagens do helicóptero ocorre devido à proximidade das ruas e avenidas por onde passará o desfile do Galo de Madrugada, algo estudado em conjunto pelo SAMU, PRF e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).
“A área externa da Estação Central do Metrô do Recife é um local que fica no final do percurso de resgate do paciente, para que as ambulâncias e as equipes do SAMU possam levar os pacientes até a Estação, para que o atendimento seja concluído mais rapidamente, ou para que sejam encaminhados a um hospital mais próximo”, destacou Leonardo Gomes.
O helicóptero que será utilizado é o modelo Leonardo AW119 Koala, uma aeronave capaz de remover um paciente de cada vez, em um tempo menor.
"A aeronave está totalmente equipada com equipamentos de UTI de emergência, que podem ser utilizados em qualquer situação de emergência. Portanto, a PRF prestará apoio ao SAMU, se necessário. Normalmente, nosso tempo de resposta na aeronave é mais rápido e conseguimos resgatar vítimas em estado mais grave no aeródromo de Derby, de onde serão transferidas para o Hospital da Restauração", afirmou o comandante da aeronave da PRF, Allan Pontes.