° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

Obras de alargamento da Caxangá na estação Capibaribe do BRT têm início

Conclusão do alargamento estava prevista para 2014 pela gestão estadual

Por Diario de Pernambuco

Nova etapa da obra de alargamento do trecho da Avenida Caxangá

Teve início nesta quinta-feira (8) o alargamento de um trecho da Avenida Caxangá, na altura da Estação Capibaribe do BRT, no Recife. A intervenção abrange uma extensão de 100 metros da via, onde foram aplicados 26 metros cúbicos de concreto.

A obra amplia de três para quatro o número de faixas de rolamento nos dois sentidos da avenida, no trecho em frente à estação. Com isso, 13 das 14 estações do BRT localizadas na Caxangá passam a contar com o alargamento. A última prevista é a Estação Barreiras, em Camaragibe, no ponto em que a avenida se conecta à PE-005.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), não há necessidade de mudanças no tráfego durante a execução dos serviços. “Estamos apenas isolando, quando necessário, a faixa durante o serviço”, afirma Francisco Sena, secretário executivo de Desenvolvimento Urbano da Seduh.

O alargamento é realizado em quatro etapas: demolição do trecho existente, escavação, concretagem e aplicação do asfalto. Na fase final, são feitas a divisão e a sinalização das faixas. “Agora com quatro faixas ao lado das estações de BRT, o trânsito da Caxangá vai ganhar mais fluidez, permitindo que um ônibus BRT ultrapasse o outro e garantindo o fluxo de veículos de emergência, como ambulâncias e viaturas do sistema de segurança pública”, esclarece Francisco Sena.

Além da Estação Capibaribe, as obras remanescentes de alargamento da Avenida Caxangá (PE-005) abrangem os entornos das estações Abolição, Zumbi, Getúlio Vargas, Forte do Arraial, Parque do Cordeiro, Caiara, BR-101, Riacho Cavouco, Engenheiro Poeta, Padre Cícero, Barreiras e Areinha, além do trecho de acesso à PE-027.

Essas intervenções estavam previstas no contrato original do Corredor Leste-Oeste do BRT, cuja conclusão estava programada para 2014. No entanto, após a rescisão contratual e processos administrativos, as obras ficaram inacabadas, e o sistema passou a operar abaixo da capacidade prevista.

Já foram concluídos os estudos de viabilidade e os projetos executivos necessários para a retomada do alargamento da avenida. As intervenções incluem ainda urbanização do entorno, adequação da sinalização viária e implantação de rampas de acessibilidade, de acordo com normas técnicas e demandas de tráfego.

De acordo com a Seduh, o conjunto das obras já alcançou mais de 68% de avanço físico. “O alargamento da Avenida Caxangá e a conclusão das obras remanescentes mostram-se fundamentais para assegurar a plena efetividade do Corredor de Transporte Público de Passageiros Leste-Oeste - BRT, proporcionando um sistema de transporte público mais eficiente, seguro e integrado à malha urbana da Região Metropolitana do Recife”, afirma Francisco Sena.