° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

22ª edição do 'Baile do Menino Deus' no Marco Zero do Recife começa nesta terça (23)

Espetáculo ‘Baile do Menino Deus’ acontece nos dias 23, 24 e 25 de dezembro, às 20h

Por Diario de Pernambuco

Espetáculo começa nesta terça-feira (23)

O “Baile do Menino Deus: Uma Brincadeira de Natal” começa nesta terça-feira (23), às 20h, no Marco Zero do Recife. Em sua 22ª edição, o espetáculo acontece também nos dias 24 e 25 de dezembro, no mesmo horário. A expectativa é de que evento receba uma plateia estimada em 70 mil pessoas.

O Baile do Menino Deus é Patrimônio Imaterial da capital pernambucana desde 2024. O evento gratuito, ao ar livre, conta com recursos de acessibilidade e tem apoio da Lei Rouanet.

Trazendo elementos que fazem um contraponto à influência estrangeira, como o clima frio nas celebrações natalinas, a encenação reforça a cultura regional e utiliza nas manifestações populares, na oralidade e na tradição os recursos que fortalecem a identidade própria em relação à renovação da vida.

O espetáculo tem em cena trenós, neve, renas e entram maracatus, frevo, caboclinho e reisado, ritmos que representam a brasilidade originada dos povos formadores: indígena, negro e ibérico.

O Baile narra a busca de dois Mateus pela casa onde nasce o menino para fazer uma festa sob consentimento de José e Maria. Esse caminho é atravessado por encontros com criaturas do imaginário popular, grupos de expressões artísticas e dilemas, sociais e coletivos, como falta de oportunidade, portas fechadas e metáforas sobre a vida em sociedade.

Atrações

Neste ano, o grupo de solistas do espetáculo conta com a cantora Joyce Alane, nome em ascensão da música brasileira finalista do Grammy Latino com o álbum “Casa Coração” e indicada ao Prêmio Multishow de artista revelação. “Joyce Alane tem se destacado no cenário musical pela beleza de sua voz e presença de palco marcante. Tê-la como convidada no Baile do Menino Deus, interpretando três músicas do repertório, muito abrilhanta o espetáculo”, observa o autor e diretor, Ronaldo Correia de Brito.

“Estou muito feliz de fazer parte dessa encenação. O Natal é uma data muito especial para a minha família, e muitos já foram assistir ao Baile nos anos anteriores. Esse ano vai ter um gosto especial me vendo participar”, acrescenta a cantora - a participação marca uma dupla estreia para a artista: a primeira vez no Baile e no palco do Marco Zero.

O Baile também terá a inclusão do popping, dança mundialmente popularizada pelo cantor Michael Jackson no clipe da música “Moonwalker”. O gênero se junta ao hip hop e a outras expressões constituintes da arte pernambucana, nordestina e brasileira - caboclinho, maracatus, frevo, reisado, pastoril. O espetáculo será conduzido pelo dançarino e pesquisador Anderson Dimas, expoente do gênero, fará parte do corpo de baile fixo da montagem. “É impressionante trazer esse cara para dentro do espetáculo”, afirma Ronaldo.