° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

CNH Social: saiba como tirar carteira de habilitação de graça no Recife

A Prefeitura do Recife está oferecendo, por meio da primeira etapa do programa CNH Social, 300 vagas gratuitas para habilitação de pessoas inscritas no CadÚnico. Inscrições seguirão até o dia 26 de dezembro

Por Bartô Leonel

Legislação mantém a proibição para utilização de óculos, bonés, gorros e chapéus nas fotos da carteira de motorista

A Prefeitura do Recife está com inscrições abertas para o primeiro edital do Programa CNH Social Recife, iniciativa que oferece carteira de habilitação de graça para pessoas, residentes do municípios, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Nesta primeira etapa, estão sendo oferecidas 300 vagas gratuitas.

O edital, publicado no Diario Oficial do último sábado (6), prevê 125 vagas para primeira habilitação – categoria A;125 vagas para primeira habilitação – categoria B; 25 vagas para adição de categoria A; e 25 vagas para adição de categoria B.

Segundo a gestão municipal, o programa deve disponibilizar ao todo 3 mil vagas, que serão distribuídas de forma escalonada ao longo das próximas etapas.

As inscrições seguem até 26 de dezembro. O processo deve ser feito exclusivamente pela plataforma Conecta Recife, por meio do banner do programa. A plataforma permitirá o envio dos documentos necessários e o acompanhamento das etapas do processo.

O programa custeará todas as taxas do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (DETRAN), além de exames médicos e psicotécnicos, formação teórica e prática e um reteste gratuito. Os beneficiários também terão acesso a capacitação em informática e conteúdos de trânsito, fortalecendo competências essenciais para trabalho e inclusão digital.

Ainda conforme a gestão municipal, o programa contará ainda com painel público de indicadores, garantindo transparência em relação a vagas, inscrições, matrículas e resultados.

“A CNH Social é mais uma política que abre portas para o emprego e fortalece a inclusão produtiva. Em especial para quem trabalha ou quer trabalhar com transporte por aplicativo, poder tirar a habilitação sem custo é um passo decisivo para ampliar renda e mudar de vida”, destacou o prefeito do Recife, João Campos.

A iniciativa foi instituída pela Lei Municipal nº 19.428/2025 e visa garantir carteira de habilitação gratuita às pessoas inscritas no CadÚnico, com foco na inclusão social, na redução de desigualdades e na ampliação do acesso ao emprego e à renda, especialmente em serviços de entrega e transporte por aplicativo.

“Todo o processo será realizado pelo Conecta Recife, garantindo organização, segurança e facilidade para os candidatos. A tecnologia permite que a seleção seja mais eficiente, além de assegurar total transparência das etapas”, explicou o secretário de Transformação Social, Ciência e Tecnologia, Rafael Cunha.