A seca extrema avança em Pernambuco, segundo levantamento nacional
O monitoramento realizado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) mostra avança da seca extrema no Sertão e aparecimento da seca leve em trecho do Agreste
A seca avançou em Pernambuco no mês de outubro. É o que aponta a última atualização do Monitor de Secas, levantamento realizado mensalmente pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
Em relação a setembro, o nível de intensidade “Seca extrema” ampliou sua área de atuação no Sertão do estado.
No monitoramento do mês anterior, apenas uma estreita faixa no extremo Sertão tinha a classificação da seca como extrema: toda a divisa com o estado do Piauí e um pequeno trecho com a Bahia, de Araripina a Petrolina.
Neste último monitoramento, área apresenta um avanço na região, chegando a englobar Santa Maria da Boa Vista e Ouricuri.
Outra alteração negativa em relação ao mês de setembro foi o aparecimento da seca com intensidade fraca em trecho do Agreste, na divisa com Alagoas, alcançando parte de Bom Conselho e Águas Belas.