° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

GGE recebe alunos no 1º dia de ENEM em arenas no Recife

A escola esteve em diversos pontos de prova na manhã deste domingo (9) para tranquilizar os candidatos

Por Marina Costa

Estudantes são acolhidos em arenas do GGE antes do início das provas

Na tarde deste domingo (9), acontece o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. A nota da prova é o ingresso dos estudantes brasileiros em uma instituição de ensino superior estadual, federal e até particular, por meio do ProUni e de vestibulares das próprias instituições.

Em um dos pontos de prova, na UNIBRA - Centro Universitário Brasileiro, localizado no bairro da Boa Vista, no Recife, o GGE montou uma arena para receber os alunos que prestarão o vestibular.

A Arena GGE já é uma tradição do colégio nos dias de prova, seja no Enem ou no Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE), e tem um papel especial em ajudar os alunos da instituição a se sentirem mais confiantes.

Na UNIBRA, os candidatos contaram com suporte emocional e palavras de conforto da psicóloga do GGE Parnamirim, Manuela Montes.

“O aluno vem, pega uma água, um amendoim, um bombom e uma caneta, recebe um abraço e uma palavra de acolhimento. Acreditamos que isso é fundamental para todo esse processo”, explica Manuela. “Como somos figuras que transmitem confiança e temos um vínculo estabelecido, eles se sentem mais confortáveis quando olham para a gente. Às vezes há o choro, mas acolhemos esse choro. Esse apoio é primordial.”

A estimativa do colégio é que pelo menos 30 alunos tenham passado com suas famílias na arena montada no Campus 2 da instituição, na Rua Padre Inglês.

Mas este não foi o único ponto do colégio em locais de provas: são mais 16 arenas espalhadas pela capital pernambucana, entre elas a Uninassau e a Escola Técnica Estadual Cícero Dias, ambas no bairro de Boa Viagem, e a Unicap, no bairro da Boa Vista.

Para o gestor da unidade Parnamirim, Adriano Oliveira, a expectativa para o primeiro dia é positiva. “Ao longo dos últimos meses, nossos alunos foram preparados com muito cuidado e precisão. Na última semana, realizamos uma revisão consolidada, abordando os temas mais pertinentes para esta prova, com foco especial neste domingo.”

No entanto, a semana que antecedeu o exame não foi dedicada apenas ao estudo. Os alunos participaram de atividades de relaxamento e descompressão, além de receberem orientações sobre técnicas de controle de tempo e alimentação saudável para ter energia durante toda a tarde de prova.

“O GGE está presente neste último momento para dar esse último gás e mostrar que estamos aqui com eles para o início das provas”, finaliza Adriano Oliveira.

Neste primeiro domingo, os candidatos farão as provas de múltipla escolha de Linguagens e Ciências Humanas, com 45 questões, além de uma redação de até 30 linhas sobre temas atuais.

Conforto para os candidatos

Com o sonho de cursar bacharelado em Direito na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no próximo ano, a aluna do GGE, Sofia Andrade, de 17 anos, veio até o Campus 1 da UNIBRA para fazer o Enem.

Acompanhada pelos pais, a candidata recebeu apoio em dobro no primeiro dia de exame ao chegar na Arena GGE.

Para ela, apesar da tensão, o ano foi produtivo e a confiança para a prova é grande.

“É uma sensação de estar em casa e ver as pessoas que você vê todos os dias torcendo por você e para o seu sucesso. É um conforto numa situação tão apreensiva como é o ENEM”.

Outra estudante GGE, Bianca Mahnic, de 17 anos, estava nervosa durante o momento de espera para os portões abrirem.

Antes do início das provas, a candidata já tinha revisado quatro vezes a estrutura da redação e outras cinco vezes o resumo da disciplina de história. O sonho dela é ingressar no curso de administração.

“A equipe do GGE é muito acolhedora. Tanto a equipe quanto às pessoas que estudam lá. Estar com meus amigos e as pessoas que me apoiaram o ano inteiro é muito importante para me tranquilizar”, conclui Bruna.