° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

Diario de Pernambuco celebra 200 anos como o jornal mais antigo em circulação da América Latina

Evento no Teatro de Santa Isabel reúne autoridades e personalidades para homenagear o legado do periódico, símbolo da imprensa pernambucana

Por Adelmo Lucena

Diario de Pernambuco celebra 200 anos como o jornal mais antigo em circulação da América Latina

O Diario de Pernambuco, jornal em circulação mais antigo da América Latina, deu início na noite desta segunda-feira (3) às comemorações pelos seus 200 anos de história. A cerimônia, realizada no Teatro de Santa Isabel, no Recife, reúne autoridades e artistas que fazem parte da trajetória do periódico.

Os convidados foram recepcionados com um backdrop montado na entrada e seguiram para seus lugares na plateia. A programação começou às 19h, com a acolhida dos presentes.

Em seguida, os mestres de cerimônia deram as boas-vindas ao público, abrindo caminho para a fala do presidente do Diario de Pernambuco, Carlos Frederico de Albuquerque Vital, que subiu ao palco para celebrar o bicentenário do jornal.

“O jornal Diario de Pernambuco nasce a cada amanhecer, mas carrega em si dois séculos de memória, compromisso e afeto por este Estado, pelo Brasil e pelo mundo, que acompanham sua trajetória como o jornal em circulação mais antigo do Hemisfério Sul e em língua portuguesa do planeta. Ao longo desse caminho, o Diario também se tornou parte da própria história que narra. Seu acervo jornalístico é reconhecido por lei federal, Patrimônio Cultural Material do Brasil”, afirmou o presidente do Diario, Carlos Frederico Vital.

Recentemente, a marca Diario de Pernambuco foi declarada, por lei municipal, Patrimônio Imaterial, Histórico e Cultural do Recife. Além disso, tramita na Assembleia Legislativa de Pernambuco um projeto de lei, com apoio do Governo do Estado, que propõe transformar o acervo do jornal em Patrimônio Material, Histórico e Cultural de Pernambuco.

Durante seu discurso, o presidente também ressaltou o valor simbólico e afetivo da publicação ao longo dos séculos.

“Um espelho que refletiu, e continua refletindo a coragem de um povo que não se curva, a dança que desafia a gravidade, a fé que abraça o horizonte. Somos guardiões de lutas e conquistas, cronistas de encontros e reencontros. Choramos as cheias com Pernambuco e reerguemos casas, pontes e sonhos com a mesma teimosia do mar, no Pina. Em nossas páginas, o frevo não é só notícia, é batimento; o maracatu não é apenas cultura, é raiz. O canavial, a rua, o Sertão e o Agreste, o Capibaribe, tudo cabe na dobra de um jornal que aprendeu a ouvir antes de contar.”

Ao final, Carlos Frederico Vital fez questão de destacar o trabalho de todos os profissionais que constroem diariamente o Diario de Pernambuco. “Este Diario não se escreve sozinho. Ele é construído com o suor de quem luta, com a alegria de quem celebra e com a esperança de quem insiste. Aos nossos jornalistas, editores, fotógrafos, diagramadores, a minha gratidão pela coragem de buscar, verificar, contextualizar e contar a nossa história. A todos os colaboradores que fazem o Diario de Pernambuco acontecer, em cada detalhe do dia a dia, a minha gratidão pela dedicação e pela crença no nosso propósito. Aos parceiros que acreditam em um jornalismo forte, independente e sustentável, o nosso muito obrigado pela confiança”, agradeceu.

O prefeito do Recife, João Campos, que chegou há pouco ao evento comentou sobre a necessidade da valorização e preservação de jornais como o Diario. “A importância da noite de hoje reside não apenas na comemoração, mas no marco histórico. É fundamental celebrarmos um veículo que completa 200 anos, um superlativo do nosso estado, que personifica história, memória e a força da imprensa. Devemos valorizar e defender veículos com essa trajetória, com história, seriedade e responsabilidade, como o Diario. Viva o Diario de Pernambuco, 200 anos de história!”, pontuou.

“O Diario de Pernambuco, ao longo de sua trajetória, tem sido um interlocutor da história de nosso estado, participando ativamente na construção da democracia e acompanhando as nossas lutas. São 200 anos dedicados a proporcionar à população o acesso à informação, testemunhando e se adaptando aos desafios da imprensa tradicional, especialmente na transição para novos meios e plataformas de comunicação. Para mim, é uma honra, como governadora do estado, estar presente nesta homenagem, prestando reconhecimento não apenas aos presentes, mas também às milhares de pessoas, às centenas de profissionais, que construíram a história de Pernambuco por meio das letras e páginas do Diario”, destaca a governadora Raquel Lyra.

A cantora Gerlane Lopes também destacou a importância de celebrar a história do Diario. “De certa forma, minha trajetória profissional se entrelaça com um dos momentos mais marcantes do Diário de Pernambuco. Ter sido escolhida para interpretar o Hino Nacional é uma honra imensa para qualquer cantora em nosso país. Cantar o hino nacional, especialmente na comemoração dos 200 anos do jornal, representa momentos significativos”, registrou.