° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

REC’n’Play 2025 abre as portas com tecnologia, imersão e palestras

Festival espera mais de 90 mil pessoas nas ruas do centro do Recife até sábado (18) para participar do ‘Carnaval do Conhecimento’

Por Nicolle Gomes

REC’n’Play 2025, no Recife, deve reunir mais de 90 mil pessoas

O REC’n’Play 2025 teve início na manhã desta quarta (15), movimentando as pessoas nas pelas ruas do centro do Recife no chamado “Carnaval do Conhecimento”. As atividades, atrações e palestras devem atrair milhares de visitantes ao maior festival de inovação e tecnologia do Brasil até sábado (18).

Logo no primeiro dia, o público já estava embalado com tudo que as ativações do festival possibilitam divididas em quatro eixos (tecnologia, negócios, cidades e economia criativa). O Diario conversou com alguns visitantes nas ruas do Recife para registrar o clima do festival.

Letícia Chagas, de 32 anos, assistente de sistemas, estava visitando o festival pela primeira vez. Ela compartilhou a experiência de participar da palestra “O Futuro é Feito por Gente”, do historiador Leandro Karnal, que aconteceu pela manhã, na abertura oficial do REC’n’Play 2025. “É a primeira vez que venho e foi maravilhoso, porque eu queria muito ter a experiência de ver Leandro Karnal. Cheguei super cedo, foi incrível a palestra, começou no horário e foi perfeito. Pretendo vir outros dias (ao festival)”.

Já Adonai Silva, de 25 anos, trabalha na área de TI e é um visitante fiel do REC’n’Play “A gente já começou cedo hoje o dia, por volta das 7h30, minha colega já estava aqui para passar o dia todo comigo e vamos vir até sábado. É muita atração, para mim que sou da área de TI tem muita palestra boa. A gente está super empolgado. Você vê que o Recife pulsa por tecnologia e a galera gosta, abraça o evento. Eu estou gostando, a gente está participando de tudo que dá para participar. Então, tá muito bom. A expectativa tá boa. Todo ano que tem eu venho, até porque eu trabalho com tecnologia e para mim é muito bom estar antenado às tecnologias novas”.

Em uma das atrações de realidade virtual, o Diario encontrou o gastrônomo Vitor César, de 24 anos, que conheceu o festival pela primeira vez nesta edição. Ele compartilhou a experiência de participar de uma atividade com realidade virtual. “Já fui para duas palestras, estou me divertindo e aprendendo coisas novas. Aqui é bem uma vitrine de tudo e de todo e eu estou achando bem legal.

Esse jogo é interessante, divertido e lúdico. Você entende um pouco melhor como funciona o sistema, e acho que essa ludicidade é o que vai dar mostrar a uma pessoa que não entende muito bem como funciona o banco para que ela possa ali engajar melhor, entender como é que os gastos dela funcionam, é como é que o banco mostra para ela os gastos”.

Embarque Digital

Como parte da programação de abertura do festival, estiveram presentes nomes como o prefeito João Campos (PSB), que palestrou para uma plateia lotada no Auditório É do Povo, no Cais do Sertão, sobre o pioneirismo da cidade do Recife na implementação do programa Embarque Digital, que financia bolsas de estudo em cursos de nível superior na área de tecnologia.

“É uma alegria estar aqui e poder participar desse painel no REC’n’Play, falar de algo que é muito valioso para todos nós, que é o Embarque Digital, o maior programa de formação no ensino superior de tecnologia que uma cidade brasileira faz. A gente faz uma agenda muito forte na educação, porque de fato você consegue transformar uma cidade. Observando o gráfico, a gente nota a curva crescente que distancia o Recife das demais cidades. E é esse programa que tem ajudado a praticamente dobrar a renda média de uma família em dois anos e meio. Tudo isso através da Educação”, disse o prefeito.

O REC'n'Play é conhecido como o maior festival gratuito de inovação e tecnologia do Brasil. Com o tema “O Futuro é feito por gente”, este ano a programação, que iniciou nesta quarta (15), conta com mais de 700 atividades, 7 palcos, 30 prédios ativados, 83 espaços de conteúdo e 37 ativações de rua no Bairro do Recife. De acordo com a organização do festival, a sétima edição do REC’n’Play deve superar os 90 mil inscritos da última edição, que contou com 1439 horas de programação e 1580 palestrantes.

As inscrições para o festival são gratuitas e ainda podem ser feitas no site oficial https://recnplay.pe/. Também pelo aplicativo do REC’n’Play 2025, disponível para smartphones iOS e Android. A ferramenta também funciona como um guia completo do festival e permite navegar pela programação completa, para isso, basta realizar o cadastro e fazer login com a sua conta.

O festival também reserva encontros com grandes figuras da cena nacional. Foram convidados nomes da política, do jornalismo, da economia, da música e da área de tecnologia. Entre alguns confirmados estão o jornalista Guga Chacra, a jurista e autora Gabriela Prioli, o economista Marcos Lisboa e a cantora Sandra Sá. Do time das grandes empresas, a presidente da Microsoft Brasil, Priscyla Laham, também desembarca no Recife para o encontro.