° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

Professores da UPE fazem mobilização no Dia dos Professores por valorização da carreira docente

Mesa redonda e debates farão parte da programação do ato

Por Diario de Pernambuco

Professores da UPE realizarão mesa redonda para discutir valorização da carreira docente

Professores da Universidade de Pernambuco (UPE) realizam, na quarta-feira (15), uma mobilização em defesa da valorização da carreira docente e da criação da função de Professor Titular de Carreira na instituição. O ato, que marca o Dia dos Professores, será às 10h, no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas, no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), no Recife.

A programação inclui uma mesa redonda com participação de convidados da UPE e de outras universidades. Entre eles, a professora Emanuela Rútila Chaves, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), e o professor Sérgio Campello, vice-diretor da Escola Politécnica da UPE.

Segundo os organizadores, a criação da nova função e a revisão dos critérios de progressão para o cargo de professor associado são medidas essenciais para fortalecer a carreira docente, reduzir a evasão de jovens professores e ampliar a capacidade de captação de recursos para a universidade e para o Estado.

“Progredir na carreira universitária significa avançar gradualmente e esses docentes, não só assumem mais responsabilidades, como influenciam o desenvolvimento de novas gerações de pesquisadores, captam recursos internacionais e nacionais para a universidade, além de produzirem e disseminarem conhecimento e prestarem serviços à sociedade”, pontua Demócrito Miranda, professor/pesquisador da UPE e um dos organizadores da mobilização.

A proposta está em diálogo com a Secretaria de Administração de Pernambuco (SAD). Atualmente, segundo os profissionais, a ausência da função de Professor Titular coloca a UPE em desvantagem em relação a outras universidades do país, dificultando o acesso a grandes financiamentos e contribuindo para a perda de talentos.