° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

Aluna espancada em escola: MPPE apura agressão que provocou morte de menina de 11 anos

Alícia Valentina foi agredida na quinta (4). Segundo relatos, ela levou um empurrão, caiu e bateu a cabeça, na Escola Municipal Tia Zita, em Belém de São Francisco. MPPE abriu procedimento administrativo

Por Diario de Pernambuco

Apesar dos esforços médicos, Alícia Valentina teve morte cerebral confirmada pelo HR nesta segunda-feira (8)

A morte de uma garota de 11 anos, espancada por colegas em uma escola pública no Sertão pernambucano, é alvo de uma investigação aberta pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

Alícia Valentina foi agredida na quinta (4). Segundo relatos, ela levou um empurrão, caiu e bateu a cabeça, na Escola Municipal Tia Zita, em Belém de São Francisco.

Em estado grave, ela teve que ser transferida para o Hospital da Restauração (HR), na área central do Recife, onde morreu no domingo (7).

Ainda segundo informações, o crime teria sido cometido depois que a garota se negou a ”ficar” com um colega, que queria ter um relacionamento com ela.

Por meio de nota, enviada ao Diario nesta quarta (10), o MPPE informou que tomou conhecimento do caso e foi informado pela Secretaria Municipal de Educação e Procuradoria do Município.

“Diante dos fatos, a Promotoria de Justiça de Belém de São Francisco instaurou Procedimento Administrativo para acompanhar o caso.

Para isso, expediu ofícios à Polícia Civil determinando a instauração de inquérito policial para apurar o caso, bem como ao CREAS e à prefeitura, solicitando informações sobre os fatos”, disse a nota do MPPE.

Ainda segundo o MPPE, a Prefeitura de Belém de São Francisco, “voluntariamente, se predispôs a entregar dados e informações para contribuir com as investigações”.

O MPPE disse, ainda, que o fato ainda encontra-se em fase preliminar das apurações, mas que seguirá acompanhando o caso até a conclusão das investigações.

Por fim, disse que “não pode fornecer mais informações para não atrapalhar as investigações, bem como está sob sigilo por se tratar de criança”.

Na terça (9), a Polícia Civil já tinha informado que o crime estava sendo investigado. De acordo com a PCPE, o caso foi repassado para a Delegacia da 188ª Circunscrição de Belém do São Francisco.

A corporação ainda informou que um inquérito policial foi instaurado e outras informações poderão ser disponibilizadas após a completa elucidação dos fatos.

O que diz a escola

Por meio de nota, a direção da Escola Municipal Tia Zita afirmou que prestou toda a assistência necessária.

“A direção da escola informa que, em tempo hábil, prestou todo o socorro necessário à aluna, conduzindo-a ao hospital e garantindo a devida assistência. Comunicamos ainda que, nesta data, o Conselho Tutelar, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, estará presente na escola para acompanhar o caso e adotar as devidas providências”, diz a nota da instituição de ensino.

O que falta saber

Ainda não foi informado se os responsáveis pela agr4essão foram identificados e o que vai acontecer com eles.

Caso sejam menores de idade, os envolvidos poderão ser enquadrados como infratores e receber medida socioeducativa de até três anos.