° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

Câmeras corporais da PM devem chegar  em seis meses, diz secretário de Defesa Social

Durante entrega de equipamentos para as Forças de Segurança, nesta segunda (8), o secretário de Defesa Social do Estado (SDS-PE), Alessandro Carvalho, afirmou que a licitação das câmeras já aberta pelo governo federal

Por Nicole Gomes

Novas pistolas foram entregues pelo governo do estado

A Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) deverá receber câmeras corporais em até seis meses. A afirmação é do secretário de Defesa Social do Estado (SDS-PE), Alessandro Carvalho.

Ela foi feita nesta segunda (8) durante a entrega de equipamentos para as Forças de Segurança do Estado, realizada no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, no Centro do Recife.

Atualmente, o 17° Batalhão da Polícia Militar (BPM), em Paulista, no Grande Recife, já faz uso de câmeras corporais. O Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), está em fase de testes, segundo apuração do Diario.

O Governo do Estado será contemplado pelo governo federal, que abriu uma licitação federal para comprar as câmeras corporais.

Questionado pela governadora Raquel Lyra (PSD), sobre o recebimento das câmeras, o secretário Alessandro respondeu que “(São) 1.300 câmeras adquiridas junto ao Governo Federal. Estão terminando de fazer a licitação, devem chegar em não mais do que seis meses”.

 A governadora destacou a relação entre o uso das câmeras e a letalidade das polícias, e afirmou que a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) é a segunda menos letal do Brasil.

 “É importante falar sobre isso. Sempre que se fala sobre câmera (corporal), se fala sobre letalidade da polícia. É importante dizer que a polícia de Pernambuco é a segunda menos letal do Brasil. É claro que quando há confrontos, há sim a possibilidade de um policial entrando em confronto, de ter alguma vítima fatal, mas a nossa polícia é treinada e consegue ter isso em números para utilizar de todos os meios necessários para garantir a segurança. Isso está mostrado nos números como a segunda polícia menos letal do Brasil”, pontuou.

 Entrega

Nesta segunda (8), o Governo de Pernambuco entregou novos equipamentos para as Forças de Segurança do Estado. Foram entregues às Polícias Militar, Civil e Penal, 5.923 pistolas Glock calibre 9 milímetros, 6.700 algemas, 18 drones, 217 tablets e um veículo de transporte de cães para operações da Polícia Civil.

 Estamos entregando equipamentos com tecnologia e armamentos de alta precisão, para que a gente garanta mais segurança pública no Estado. Passou o tempo em que as forças de segurança recebiam os equipamentos que não eram atualizados, o que não garantia a melhor precisão nem execução das tarefas policiais. Os novos equipamentos permitem que o policial proteja a sociedade, mas volte para casa com segurança, além de garantir não só o combate à criminalidade, mas também as investigações necessárias”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

O investimento nos materiais é de R$ 15 milhões, segundo o governo. De acordo com o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, os equipamentos serão distribuídos por todo o Estado.

 “Desde o início da gestão, foi tomada a decisão estratégica de não só recompletar o efetivo das forças policiais, mas principalmente dar melhores condições de trabalho a policiais e bombeiros que todos os dias saem de casa e arriscam suas vidas para proteger a sociedade pernambucana. Tudo isso sintetiza a atenção que o Governo de Pernambuco dá à segurança”, afirmou o secretário.