° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

Protesto paralisa Av. Agamenon Magalhães na tarde desta terça (2)

Manifestantes fecharam a Agamenon Magalhães no sentido Olinda. Protesto paralisou o trânsito em uma das vias mais importantes da capital pernambucana na tarde desta terça (2)

Por Nicolle Gomes

Grupo reivindica moradia digna

Um protesto realizado pelo Movimento Moradia Digna, grupo que há quase um mês ocupa o Colégio Americano Batista, na Boa Vista, região central do Recife, fechou as vias do sentido Olinda da Avenida Agamenon Magalhães, no início da tarde desta terça-feira (2).

Manifestantes atearam fogo em pneus, quase em frente ao prédio do Americano Batista. Em imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver muita fumaça, e agrupamentos de pessoas segurando faixas com frases reivindicando moradia: “Enquanto morar for um privilégio, ocupar é um direito”, diz um dos cartazes.

O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) confirmou que foi acionado e enviou uma viatura para o local.

Entenda

Cerca de 500 pessoas do Movimento Moradia Digna ocupam o prédio público do Colégio Americano Batista, na área central do Recife, desde o início do mês de agosto. As aulas na área da instituição privada seguem com suas aulas normalmente.

De acordo com a apuração do Diario, a maioria dos manifestantes é do município de Paulista, com integrantes também de Olinda e Jaboatão dos Guararapes. O grupo reivindica o direito à moradia e exige diálogo com o governo do estado, que desapropriou o imóvel em 2023 por R$ 80 milhões para abrigar um complexo da rede pública de ensino.

Este é o segundo protesto realizado pelo movimento. No último dia 7 de agosto, o grupo fez manifestações e bloqueou trechos da Rua Dom Bosco, no centro do Recife.

[Esta matéria está em atualização]