Pernambuco lidera ranking nacional de transplante renal em 2025; 1,7 mil aguardam por um rim
De janeiro a junho de 2025, Estado ocupa a 1° posição no ranking de transplantes renais, com o maior registro nacional de transplantes renais por milhão de habitantes. Cerca de 1,6 mil pernambucanos ainda aguardam por um rim
Pernambuco figura entre os estados protagonistas no cenário nacional de transplante de órgãos. Entre janeiro e junho de 2025, o Estado alcançou a marca de 47,4 transplantes renais por milhão de habitantes, maior índice do país no quesito. No período, 226 pernambucanos receberam um novo rim. Apesar disso, 1.715 pacientes, entre crianças e adultos, ainda aguardam na fila de transplante pelo órgão, segundo dados da Revista Brasileira de Transplantes (RBT), da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO).
A publicação também aponta Pernambuco como o segundo estado no país com mais transplantes cardíacos, com 4 transplantes por milhão de habitantes, atrás apenas do Distrito Federal (DF) no tópico. Nos primeiros seis meses do ano, 19 corações foram transplantados em território pernambucano.
Além disso, o Estado ainda mantém a segunda colocação no Nordeste em transplante de fígado, com 14,3 procedimentos por milhão de habitantes. Na região, o estado do Ceará lidera com 23,8 transplantes por milhão de habitantes.
Conscientização
Setembro é o mês alusivo à doação de órgãos, período em que campanhas de conscientização reforçam a importância de informar à família o desejo de ser doador. Entre janeiro e junho de 2025, 766 transplantes de órgãos e tecidos foram realizados em Pernambuco, segundo o levantamento da Revista Brasileira de Transplantes (RBT). Confira:
Transplantes de rim: 226
Transplantes de fígado: 68
Transplantes de coração: 19
Transplantes de córnea: 453