Educação em Foco: O mundo de Ariano Suassuna como projeto pedagógico
O projeto incentiva os pequenos a descobrirem novas produções e saberes culturais
Segundo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), toda criança matriculada em uma instituição de ensino infantil tem o direito de conviver com outros indivíduos, aprendendo a respeitar as suas culturas e diferenças. A ampliação e diversificação do acesso dos pequenos a produções e saberes culturais também faz parte dos deveres da escola nessa fase crucial da infância em que os alunos constroem a sua identidade pessoal, social e cultural.
O projeto “Sertão Encantado de Ariano” do Colégio GGE foi idealizado para despertar o interesse pelas artes e estimular a valorização cultural do povo pernambucano aos alunos da educação infantil.
“Entendemos que desde a primeira infância o contato com a cultura deve ser estimulado e desenvolvido nas nossas práticas pedagógicas. O trabalho com esse projeto nos ajuda a tornar a aprendizagem dessa faixa etária mais lúdica e significativa”, conta Amanda Rangel, diretora pedagógica da unidade Boa Viagem da instituição.
A cada ano, a instituição escolhe um tema para ser a temática central do projeto e dividi-lo em subtemas para serem trabalhados com as crianças durante o período letivo, tanto de maneira específica, quanto nas atividades do dia a dia.
“Então, quando vamos trabalhar, por exemplo, os animais, nós damos um foco para os animais do sertão e quando trabalhamos a leitura ou a identificação de letras e de palavras, nós usamos um texto relacionado ao tema anual. Sempre tentamos fazer essa associação”, comenta.
Ao todo, a iniciativa de 2025 foi dividida em três momentos: “Apreciando a Criatividade de Ariano Suassuna”, “Sabores e Brincadeiras de um Sertão Cultural” e “Celebrando Ritmos da Cultura Sertaneja”.
São diversas as atividades vivenciadas pelos pequenos: Oficinas de artes, pesquisas dirigidas sobre o autor, exposição com os achados sobre o tema, diversas produções artísticas e até mesmo uma feira gastronômica, levando os alunos a explorar diversas áreas do conhecimento através da contextualização de um tema tão rico e significativo para Pernambuco.
Ariano Suassuna, apesar de nascido na Paraíba, segue sendo um dos principais símbolos da cultura pernambucana. Suas obras valorizam e destacam a beleza e riqueza do sertão nordestino, explorado de forma encantada através de suas histórias e artes.
“Esse tema convida as crianças a embarcarem em uma jornada mágica pelo sertão nordestino, onde podem explorar histórias, músicas, cores e personagens inspirados na vida e obra de Ariano Suassuna. Ele estimula a imaginação e cria um cenário fantástico, transformando a cultura nordestina em um mundo encantado cheio de aprendizados e diversão”, finaliza a Diretora.