° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

Igarassu decreta Estado de Emergência após fortes chuvas

Prefeitura anunciou medida após enchentes registradas nas últimas horas. Famílias desabrigadas estão sendo acolhidas

Por Allan Lopes

A prefeita de Igarassu, Elcione Ramos, decretou Estado de Emergência após a cidade ser a mais afetada pelas fortes chuvas que atingiram Pernambuco na sexta-feira (27) e no sábado (28). A situação é avaliada como crítica, com alagamentos intensos e o transbordamento do Rio São Domingos, que corta o município, além dos rios Congrua e Monjope, e do Canal do Manancial, Alexis e Açude de Araripe.

Segundo dados da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Igarassu registrou o maior volume de chuva em Pernambuco, com acumulado de 152,43 milímetros. Até o momento, 11 famílias desabrigadas foram encaminhadas para a Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição.

Para lidar com a situação, a gestão municipal intensificou as ações de monitoramento e atendimento, buscando apoio estadual e federal.

Equipes da Defesa Civil, Guarda Municipal, Departamento de Trânsito, secretarias municipais e o Corpo de Bombeiros, incluindo voluntários, atuam para garantir a segurança da população.

A prefeitura está acolhendo famílias desalojadas. Doações podem ser entregues na sede da Guarda Municipal, na Rua Dr. João Elísio, 150-188, no Centro.