° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

Nikolas Ferreira inicia caminhada de mais de 200 km rumo a Brasília contra prisões do 8 de janeiro e de Bolsonaro

O parlamentar afirmou que espera ser recepcionado por apoiadores em um ato público

Por Diario de Pernambuco

Deputado federal Nikolas Ferreira

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) deu início, nesta segunda-feira (19), a uma mobilização batizada de “caminhada pela liberdade”, que parte de Paracatu, no noroeste de Minas Gerais, com destino a Brasília. O trajeto supera os 200 quilômetros, e a chegada à capital federal está prevista para o próximo domingo (25). O parlamentar afirmou que espera ser recepcionado por apoiadores em um ato público.

A iniciativa conta com a adesão do deputado Gustavo Gayer (PL-GO), aliado político de Nikolas, que anunciou participação em parte do percurso. Ambos têm divulgado registros da caminhada por meio de suas redes sociais.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Um post compartilhado por Diario de Pernambuco (@diariodepernambuco)

Nikolas afirma que a caminhada tem como motivação a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos e 3 meses de prisão, além da “situação jurídica dos presos relacionados aos acontecimentos de 8 de janeiro”.

A mobilização foi anunciada na semana passada, poucos dias após a divulgação de um vídeo em que o deputado voltou a acusar o governo federal de monitorar transações via Pix e de planejar a taxação do sistema. O discurso repete uma estratégia já adotada no início de 2025, quando declarações semelhantes impactaram negativamente a avaliação popular do governo Lula.

As acusações foram negadas pela Receita Federal e por outros órgãos oficiais. O presidente também rebateu publicamente a narrativa durante um evento no Rio de Janeiro, na última sexta-feira (16).