° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

TCU inicia inspeção no Banco Central sobre liquidação do Banco Master

Inspeção será conduzida pela área técnica do órgão de controle externo

Por Diario de Pernambuco

Edifício-Sede do Banco Central do Brasil

Uma inspeção no Banco Central para apurar o processo de liquidação extrajudicial do Banco Master, determinado pela autoridade monetária em novembro, foi iniciada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), nesta sexta-feira (2).

À CNN, Vital do Rêgo, presidente do TCU, confirmou a informação. “O processo é uma inspeção no Banco Central a respeito do processo de liquidação do Banco Master, esse é o termo técnico. Depois da nota técnica que o Banco Central mandou ao TCU, hoje inicia-se um processo de inspeção da documentação no Banco Central”, disse o ministro.

A inspeção será conduzida pela área técnica do órgão de controle externo. Quando uma conclusão for alcançada, o posicionamento será encaminhado ao ministro Jhonatan de Jesus, relator do caso.

Em dezembro, Jhonatan de Jesus determinou que os fundamentos técnico-jurídicos que embasaram a decretação da liquidação extrajudicial do Banco Master fossem apresentados pelo Banco Central, chamando a medida de “extrema” e apontando a existência de indícios de uma cronologia atípica no processo decisório que levou à intervenção na instituição.

A resposta aos questionamentos do TCU sobre a liquidação do Banco Master foi enviada pelo Banco Central na última segunda-feira (29).