° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

Cúpula do Mercosul: 'Espero que acordo entre Mercosul e União Europeia seja assinado em um mês', diz Lula.

O presidente abriu a 67ª Sessão Plenária da Cúpula do Mercosul e dos Estados Associados; o discurso do petista marcou o encerramento da presidência temporária brasileira no bloco.

Por Diario de Pernambuco

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva

O presidente Lula discursou na Cúpula do Mercosul, em Foz do Iguaçu, na manhã deste sábado (20). A reunião aconteceu após o adiamento da assinatura do acordo entre o bloco e a União Europeia e em meio à escalada de tensões entre os EUA e a Venezuela.

O presidente abriu a 67ª Sessão Plenária da Cúpula do Mercosul e dos Estados Associados. O discurso do petista marcou o encerramento da presidência temporária brasileira no bloco.

Durante os seis meses que esteve à frente do Mercosul, o país trabalhou para reforçar o mercado regional e atualizar as agendas estratégicas comuns ao bloco, como a transição energética e o enfrentamento ao crime organizado.

'Espero que acordo entre Mercosul e União Europeia seja assinado em um mês'

O presidente disse ainda que espera que o acordo entre o Mercosul e a União Europeia seja assinado em um mês.

O acordo deveria ter sido assinado neste sábado (20), mas foi adiado por pressão de países como a Itália e a França, que afirmam buscar maior proteção ao seu setor agrícola, deixando para janeiro o encerramento do processo.