° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

CCJ do Senado aprova PL da Dosimetria, que pode reduzir pena de Bolsonaro

Projeto seguirá, agora, para votação no plenário do Senado

Por Diario de Pernambuco

Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ)

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (17), o PL da Dosimetria, que prevê a redução de penas de condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 e pela tentativa de golpe de Estado. O placar foi de 17 votos favoráveis e 7 contrários.

O projeto seguirá, agora, para votação no plenário do Senado. O texto foi incluido na agenda desta quarta pelo presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP).

Aprovado pela Câmara dos Deputados no último dia 8, o Projeto de Lei nº 2.162, de 2023 reduzirá as penas de condenados por atos golpistas, entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro, caso venha a se tornar lei.

O texto do PL da Dosimetria determina que os crimes de tentativa de acabar com o Estado Democrático de Direito e de golpe de Estado, quando praticados no mesmo contexto, implicarão no uso da pena mais grave em vez da soma de ambas as penas.

O foco do projeto é uma mudança no cálculo das penas, “calibrando a pena mínima e a pena máxima de cada tipo penal, bem como a forma geral de cálculo das penas”. Ele reduz também o tempo para progressão do regime de prisão de fechado para semiaberto ou aberto.

Tais mudanças poderão beneficiar réus como o ex-presidente Jair Bolsonaro, além dos militares Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil; e Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

* Com informações da Agência Brasil