° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

Senado tem 81 pedidos de impeachment de ministros do STF; veja ranking

O líder da lista é Alexandre de Moraes, com 43 pedidos de impeachment protocolados

Por

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa extraordinária. Ordem do dia.

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) somam 81 pedidos de impeachment no Senado desde 2021 e estão na espera da análise do senador Davi Alcolumbre (União-AP). O fato ganhou notoriedade recentemente após o ministro Gilmar Mendes limitar os pedidos para averiguação de denúncias contra a Corte somente à Procuradoria-Geral da República (PGR).

Assim, parlamentares e cidadãos comuns não podem mais protocolar pedidos de saída de um ministro, de acordo com a atual Lei do Impeachment (Lei 1.079/1950).

Em sua decisão, Gilmar Mendes fez um histórico do instituto e de seu papel no equilíbrio entre os Poderes para evitar abusos. O ministro ressaltou, porém, que o instrumento não pode ser usado como forma de intimidação, sob pena de gerar insegurança jurídica e pressionar juízes a atuar de forma parcial ou alinhada a interesses políticos.

“O impeachment infundado de Ministros da Suprema Corte, portanto, se insere nesse contexto de enfraquecimento do Estado de Direito. Ao atacar a figura de um juiz da mais alta Corte do país, o ponto de se buscar sua destituição, não se está apenas questionando a imparcialidade ou a conduta do magistrado, mas também minando a confiança pública nas próprias instituições que garantem a separação de poderes e a limitação do poder”, afirmou.

Ranking de pedidos de impeachment dos ministros do STF

A Globonews realizou um levantamento dos ministros do Supremo. O líder da lista é Alexandre de Moraes, com 43 pedidos protocolados, seguido por Luís Roberto Barroso, com 20. O próprio Gilmar Mendes ocupa a terceira colocação do ranking. Veja mais:

  1. Alexandre de Moraes: 43 pedidos
  2. Luís Roberto Barroso: 20 pedidos
  3. Gilmar Mendes: 10 pedidos
  4. Flávio Dino: 8 pedidos
  5. Dias Toffoli: 6 pedidos
  6. Cármen Lúcia: 5 pedidos
  7. Edson Fachin: 4 pedidos
  8. Cristiano Zanin: 3 pedidos
  9. Luiz Fux: 2 pedidos
  10. Kassio Nunes Marques: 1 pedido
  11. André Mendonça: 1 pedido