° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

No Recife, PMs vão precisar manter identificação visível em ato contra anistia e PEC da Blindagem

Medida para manifestação de domingo (21) faz parte de recomendação do MPPE, que foi acatada pelo Comando-Geral da PM

Por Diario de Pernambuco

Pernambuco recebeu novos agentes da PM para atuar em todas as regiões

Os policiais militares destacados para atuar na manifestação “Sem Anistia! PEC da Bandidagem Não!”, marcada para acontecer no domingo (21), no Centro do Recife, vão ser obrigados a usar colete à prova de balas e a manter a identificação visível no uniforme.

As medidas fazem parte de recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), órgão responsável pelo controle externo das forças policiais, que foram acatadas pelo Comando-Geral da PM de Pernambuco.

“O MPPE orienta o Comando-Geral da PMPE a determinar ao efetivo policial destacado para trabalhar no evento que observe o uso diferenciado da força, com base nos princípios da legalidade, necessidade, razoabilidade e proporcionalidade, para evitar o uso inadequado de armas, letais ou não”, diz o órgão, em nota.

“A iniciativa do MPPE busca compatibilizar a atuação policial com o respeito ao direito à livre manifestação de pensamento e de reunião pacífica, visando proteger a integridade física e a liberdade da população”, afirma o comunicado.

No Recife, o ato "Sem Anistia! PEC da Bandidagem Não!" está marcado para acontecer na Rua da Aurora, a partir das 14h.