Sem citar nomes, João Campos manda recado a Raquel: "Estarei com o senhor (Lula) onde o senhor estiver"
Governadora Raquel Lyra não acompanha a agenda do presidente Lula em Pernambuco por estar em atos no Sertão
Durante a última agenda do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Pernambuco, na tarde desta quinta-feira (14), o prefeito do Recife, João Campos (PSB) disse ser um soldado do Chefe do Executivo Federal, durante seu discurso na cerimônia de entrega de títulos de propriedade para famílias residentes no bairro de Brasília Teimosa.
Sem citar nomes, Campos alfinetou a governadora Raquel Lyra (PSD) que não acompanhou o presidente ao longo do dia por cumprir agendas no Sertão do estado. Raquel foi representada pela vice-governadora, Priscila Krause. “Eu quero dizer, presidente, que onde o senhor tiver no meu estado e na minha cidade, eu estarei ao seu lado”, afirmou o prefeito.
O filho do ex-governador do estado, Eduardo Campos, ainda lembrou das visitas de Lula ainda quando era criança, quando seu pai o recebia no estado.
“Eu era menino quando o presidente veio oito vezes em Pernambuco e meu pai como governador o recebeu todas as vezes. Eu quero dizer, presidente, que onde o senhor tiver no meu estado e na minha cidade, eu estarei ao seu lado defendendo o seu nome e dizendo que eu sou um soldado do Senhor. Nós temos o maior presidente da história do Brasil que é um pernambucano, que é um homem do povo que se emociona e faz as coisas com coração”, discursou.
Relação com Brasília Teimosa
O prefeito falou da relação do presidente com Brasília Teimosa, que foi um de seus primeiros destinos após ser eleito em 2003.
“Hoje é um dia onde a gente vê fazer sentido estar na política, porque a gente tá aqui para trabalhar por quem precisa. O senhor sabe que a história de Brasília teimosa se mistura com a sua história. Se mistura a história de seus governos”, lembrou Campos.
“De quem teve aqui no primeiro dia como presidente da república para poder realizar o sonho de essas famílias que moravam em palafitas. Mas esse sonho precisava ainda ser concluído. E agora depois de mais de 20 anos precisou o senhor voltar a ser presidente da república para garantir a escritura para as pessoas que estão aqui”, completou.
Etapas das entregas
Durante o discurso, João Campos falou que esta é a primeira entrega de quatro etapas, e que as demais deverão ser entregues até janeiro de 2026, segundo a vontade do presidente. O prefeito revelou que está formado o grupo de trabalho da prefeitura com a Superintendência do Patrimônio da União em Pernambuco (SPU) para garantir a entrega.
“Presidente me chamou e chamou a ministra Esther Dweck (Ministro da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos do Brasil) e disse: ‘Vocês dois, prefeito e ministra, a gente tá entregando a primeira etapa no dia de hoje com mil escrituras. E eu quero’, disse o presidente, "que até janeiro de 2026 todas as escrituras sejam entregues em Brasília Teimosa”.
Isenção de IPTU
Das mil áreas regularizadas no cartório de registro de imóveis, 599 famílias receberam a escritura nesta quinta. O prefeito falou da importância da entrega dos títulos, que serão isentos de IPTU municipal e ressaltou que 66% serão entregues no nome das mulheres chefes de família.
“Todas as famílias que receberem serão isentas do IPTU municipal. A gente tá aqui não é para cobrar imposto, a gente vai cobrar imposto de quem pode pagar, de quem tem muito dinheiro. A gente tá aqui para dar o direito de uma escritura a uma família”, afirmou o prefeito.