° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

Grupo Teatro Boca de Cena, de Natal, traz peça 'Fiel Espelho Meu' ao Recife

Projeto foi escrito pela dramaturga Lourdes Ramalho, que faleceu em 2019 e é homenageada pela montagem

Por

Nesta quarta-feira (13), chega ao Recife, no Teatro Apolo, às 19h30, o espetáculo Fiel espelho meu, do Grupo Teatro Boca de Cena, de Natal (RN), que terá apresentação única e com entrada gratuita (com apenas a contribuição social de 1kg de alimento).

Contando com acessibilidade em Língua Brasileira de Sinais (Libras), o projeto foi escrito pela dramaturga Lourdes Ramalho, natural do Seridó, no Rio Grande do Norte, e pauta a desigualdade de gênero e socioeconômica. A direção é de Rubinho Rodrigues e Thayanne Percilla, com elenco formado pelas atrizes Riudete Martins e Veka Sales, que decidiram montar o texto como homenagem à dramaturga falecida em 2019, em Campina Grande/PB. 

“Em agosto realizamos apresentações em Natal e foram lindas. Fizemos uma celebração em homenagem a Lourdes, que teria completado 104 anos e recebemos uma recepção calorosa do público, o que nos aqueceu fortemente para essa apresentação no Recife. Estamos muito felizes em poder levar o teatro potiguar para outro território e esperamos encontrar muitas mulheres que, assim como Verônica, se sintam libertas em nossa plateia”, afirmou Thayanne Percilla.

Em Fiel Espelho Meu, Verônica, a personagem principal, se vê em seu quarto refletindo sobre os longos anos de um casamento infeliz. Antes da abertura do testamento, ela se questiona diante do espelho sobre o papel da mulher em um relacionamento sem amor e sobre o futuro papel que lhe foi imposto: o de viúva. A obra aborda questões profundamente atuais ao problematizar a situação da mulher que tem sua autonomia negada, colocando em foco a luta pelos direitos emancipatórios femininos.

O GRUPO
Com 23 anos de história, o Grupo de Teatro Boca de Cena é um coletivo teatral independente de Natal/RN, atualmente formado exclusivamente por mulheres com mais de 60 anos. O grupo já montou 19 textos teatrais de autores nacionais, com destaque para dramaturgos potiguares cujas obras possuem grande relevância histórica e artística, como Racine Santos e Lourdes Ramalho.

A produção é da GODIVA Produções, o espetáculo estreou em 2023 no Teatro Alberto Maranhão, em Natal/RN. A apresentação no Recife integra uma ação premiada pelo Edital de Seleção Pública do MINC nº 8, de 31 de agosto de 2023, no âmbito do Edital de Premiação Cultura Viva - Sérgio Mamberti.