° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

Chinês de 45 anos morre afogado na Praia de Boa Viagem; outro homem também precisou de resgate

O afogamento aconteceu próximo à Pracinha de Boa Viagem

Por

Corpo de Bombeiros enviou seis viaturas ao local, mas homem morreu em um hospital
Um homem chinês de 45 anos morreu afogado na tarde desta sexta-feira (4) na Praia de Boa Viagem, nas proximidades da Pracinha. Um outro homem, de 50 anos, foi atendido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco e saiu com vida.

De acordo com a corporação, foram enviadas seis viaturas para o local e o atendimento inicial do banhista de 45 anos foi feito por dois guarda-vidas que estavam de serviço na praia. Ele foi  retirado da água e recebeu manobras de Reanimação Cardiopulmonar (RCP) até ser encaminhado à unidade de saúde. No entanto, a vítima morreu no hospital.

O segundo banhista, de 50 anos, também foi resgatado, mas não precisou de atendimento médico adicional.

A Corporação informou que lamenta “profundamente o falecimento, se solidariza com os familiares e amigos da vítima, e reforça seu compromisso com a prevenção, salvamento e resposta rápida a emergências”.

Corpo de Bombeiros orienta em dias de praia

Uma das principais causas dos afogamentos é a maré alta, que passa despercebido por muitos banhistas que costumam entrar na água quando ela está rasa. 

Outro fenômeno natural que costuma causar afogamentos nas praias é a corrente de retorno. Ela é formada pelo acúmulo de água na parte rasa da praia e favorecida pelas ondas e ventos. A velocidade do fluxo de água retornando ao mar pode variar de 0,5 m/s a até 3,5 m/s.

Apesar de parecerem invisíveis, é possível reconhecer as correntes de retorno, uma vez que a água onde ela se forma fica marrom e descolorida, devido à agitação da areia do fundo, causada pelo retorno das águas. A água nesta localidade é mais fria, as ondas se quebram com menos frequência e o local atrai duas ondas de sentidos opostos.

A ressaca do mar também é um fenômeno natural que pode ser entendido como um aumento incomum do nível do mar e uma maior agitação das águas por conta de mudanças abruptas no tempo, como a passagem de frentes frias e marés. O evento natural resulta do forte movimento das ondas sobre si mesmas, que podem chegar à costa ainda maior.