° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

Carroceiros realizam protesto no centro do Recife nesta sexta (25)

Reivindicação acontece em função da proibição de tração animal na capital pernambucana

Por

Carroceiros se reunem e realizam, na manhã desta sexta (25), um protesto em frente à Câmara de Vereadores do Recife. A principal reivindicação do grupo é em função da proibição de tração animal na capital pernambucana.

Segundo informações extraoficiais, os manifestantes devem seguir por corredores importantes do trânsito do Recife, com destino final sendo a Prefeitura da cidade, no Cais do Apolo, onde esperam ser recebidos para negociar termos a respeito da lei vigente de proibição dos Veículos de Tração Animal (VTA).

Legislação

Desde 2013 a tração animal é proibida na cidade, sob justificativa de “viabilizar formas de participação, ocupação e convívio dos trabalhadores de Veículos de Tração Animal (VTA) na sociedade, promover a criação de programas de capacitação e treinamento para esses profissionais, e facilitar a inserção dos condutores de VTAS em outros setores de trabalho por meio de capacitação e treinamento profissional, bem como realizar o monitoramento da atividade e do bem-estar dos animais de tração no perímetro urbano da Cidade do Recife até a completa retirada dos VTAs das vias públicas municipais”, conforme consta na Lei Municipal nº 17.918 .

Em abril de 2024, o prefeito do Recife, João Campos, prorrogou os prazos previstos no § 1º e no § 2º do art. 3º do Decreto Municipal nº 32.121 , de 08 de fevereiro de 2019, que regulamenta o Programa Gradual de Retirada dos Veículos de Tração Animal no Município do Recife, prorrogados anteriormente em 2021 e em 2023.

Desde então, o projeto de erradicação total dos VTAs em Recife ficou previsto para ser completado por volta de maio deste ano de 2025.
 
“Fica prorrogada, por 15 (quinze) meses, a permissão, em caráter excepcional, da utilização de veículos de tração animal - VTAs no Município do Recife, de que trata o § 1º do art. 3º do Decreto Municipal nº 32.121 , de 08 de fevereiro de 2019, anteriormente prorrogado por meio do Decreto Municipal nº 34.432 , de 19 de março de 2021 e do Decreto Municipal nº 36.302 , de 27 de janeiro de 2023”, regulamenta a medida.