° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

UniFG vai lançar curso de medicina

A instituição aguarda a publicação da portaria oficial do MEC para iniciar a oferta do curso, que contará inicialmente com 80 vagas

Por

Segundo Gonsalves, UniFG já passou pela primeira fase de avaliação do MEC, na qual obteve nota máxima
Em visita ao Diario de Pernambuco, o gerente de marca da UniFG, Cláudio Gonsalves, compartilhou importantes novidades sobre a instituição. Entre os principais anúncios, destacou a expectativa pela autorização do Ministério da Educação (MEC) para o início do curso de medicina e a inauguração de uma clínica veterinária, prevista para outubro deste ano.

Segundo Gonsalves, o processo de aprovação do curso de medicina está avançado. A UniFG já passou pela primeira fase de avaliação do MEC, na qual obteve nota máxima. 

Agora, a instituição aguarda a publicação da portaria oficial do MEC para poder iniciar a oferta do curso, que contará inicialmente com 80 vagas.

Com uma infraestrutura moderna e um corpo docente já estruturado para o curso de medicina, a UniFG pretende formar médicos com uma abordagem focada na medicina da família, permitindo que os alunos se engajem em atividades práticas desde o primeiro semestre. 

Gonsalves destacou que o foco da formação será voltado para o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), em especial nas regiões periféricas e no interior, onde a demanda por médicos é grande.

Além do curso de medicina, a UniFG já se destaca na área da saúde com uma série de cursos como enfermagem, psicologia, biomedicina, farmácia, fisioterapia, educação física e nutrição. 

A instituição mantém diversas clínicas especializadas que prestam serviços à comunidade, como a clínica de psicologia e nutrição, além de um ginásio de fisioterapia e o Centro Integrado de Saúde.

Outro ponto de destaque é a parceria com a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, que já inclui diversos cursos da área da saúde, como enfermagem e nutrição, além da instalação de postos de vacinação em cooperação com o município.

No campo veterinário, a clínica que será inaugurada em outubro atenderá animais de pequeno e médio portes, com planos de expandir para atendimento de grande porte no futuro. 

Claudio Gonsalves também mencionou a preparação dos alunos do curso de medicina veterinária, que já participam de atividades práticas dentro da Clínica de Medicina Integral da UniFG.

A instituição também oferece uma série de atividades de extensão, algumas das quais no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), que presta apoio à população em questões jurídicas, e o Núcleo de Apoio Fiscal (NAF), que auxilia microempreendedores com questões relacionadas ao imposto de renda. 

“A extensão é um pilar importante na formação dos estudantes, sendo obrigatório que alunos de cursos como direito e fisioterapia cumpram parte da carga horária em atividades de extensão”, explica.

Com cerca de 150 professores atuando nos diversos cursos da área da saúde e infraestrutura moderna, como laboratórios e ambulatórios, a UniFG reforça seu compromisso com a qualidade de ensino e com o atendimento à comunidade. 

"Contribuir com a comunidade é parte fundamental da nossa missão. Somos uma instituição privada, mas temos a responsabilidade de retribuir à população que nos acolhe", afirmou Gonsalves.

Além das novidades no campo da graduação, a UniFG também está expandindo suas ofertas de pós-graduação, incluindo cursos presenciais e à distância nas áreas de saúde e segurança do trabalho, buscando sempre conectar o aprendizado teórico à prática.

O anúncio da UniFG reflete o compromisso da instituição com a formação de profissionais capacitados e com a prestação de serviços à comunidade, promovendo um impacto positivo tanto no meio acadêmico quanto social.