° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

Galo da Madrugada anuncia tema de desfile de 2025: "Pernambuco - do Galo ao Bacalhau, viva o Carnaval"

O anúncio foi feito, nesta quarta (18), durante entrevista coletiva na sede do clube de máscaras, no bairro de São José, no Recife

Por

Diretgoria do Galo anunciou tema para 2025

“Pernambuco: do Galo ao Bacalhau, viva o Carnaval!”.
 
Esse será o tema do maior bloco do mundo no Sábado de Zé Pereira, em 2025, que cairá no dia 1° de março.
 
Faltando pouco mais de cinco meses para o Carnaval 2025, o Clube de Máscaras já começou a afinar os clarins para o seu 46º desfile.
 
Nesta quarta (18), a agremiação apresentou os principais pontos do desfile do próximo ano. 
 
O galo homenageará “as múltiplas faces e manifestações presentes do Litoral ao Sertão do Estado, nos dias de Momo”.
 
A ideia é unir todas elas “no grandioso espetáculo do Sábado de Zé Pereira”. 
 
Como será
 
Segundo o Galo serão homenageadas figuras lendárias e representativas. São elas:
 
Os Caretas (Triunfo); 
Caiporas (Pesqueira);
Papangus (Bezerros);
Caboclos de Lança (Nazaré da Mata);
Ursos-ou “la ursas”, tradição viva em várias cidades pernambucanas;
Bacalhau do Batata (Olinda).

“Temos uma variedade e uma riqueza de tradições carnavalescas aqui em Pernambuco, não só no Recife e em Olinda como também no interior. Faremos uma viagem pelas manifestações culturais características dessas cidades e trazê-las para o nosso desfile”, afirmou o presidente da agremiação, Rômulo Meneses.
 
Ele disse que a meta do clube é “enaltecer e dar maior visibilidade a esse leque de figuras e personagens do Carnaval no Estado”.
Detalhes

O termo “Do Galo ao Bacalhau” é o título de um frevo composto por Cláudio Almeida e Egídio Vieira, no final da década de 1980.
 
Ele representa uma viagem do Galo e do folião por todo o universo que abrange o carnaval de Pernambuco, começando no Sábado de Zé Pereira e seguindo até a Quarta-feira de Cinzas. 

“Enquanto o Galo, no Recife, é quem começa, tradicionalmente, os festejos, é o Bacalhau do Batata, em Olinda, que sinaliza para o encerramento do reinado de momo”, explicou Rômulo. 

Entre o começo e o fim dessa maratona imaginária, uma variedade de outras cidades pernambucanas e seus personagens serão visitados e reverenciados.
 
“Temos uma infinidade de manifestações e figuras carnavalescas, muitas delas do interior do Estado, que iremos destacar e, até mesmo, tornar conhecidas para os foliões tanto daqui quanto de fora de Pernambuco e do Brasil, que vêm brincar no maior bloco do mundo”, acrescentou Meneses.
 
O Diretor de Marketing do Galo da Madrugada, Guilherme Menezes, também comentou e deu detalhes sobre o tema que sintetiza a cultura carnavalesca de Pernambuco.

“A gente teve um tema muito homenageado, muito forte, que foi o nosso grande Reginaldo Rossi, no Carnaval passado. E decidimos fazer um tema mais abrangente, dentro da nossa grande pluralidade da cultura do estado de Pernambuco. Então a gente criou o tema de Pernambuco, do Galo ao Bacalhau, que era uma referência de quem gostava de brincar o Carnaval inteiro. A gente vai contar a história daquela brincadeira de quem curte tudo que o Carnaval traz para alegria e felicidade da população. O que é iniciar no Galo, temos o nosso Marco Zero, temos Pesqueira, Triunfo, Bezerros, Nazaré da Mata, como grandes polos carnavalescos e cada um dentro da sua cultura. Tem maracatu, tem careta, tem caboclinho, tem os caiporas… E nada melhor do que terminar o carnaval de Pernambuco com o bacalhau da Batata, sendo o grande ícone da finalização, como a música já diz, né? Você vai brincar do galo ao bacalhau. Portanto, escolhemos esse tema pela riqueza da nossa cidade Recife, a riqueza do nosso estado Pernambuco, com todos os seus polos carnavalescos. E homenagear todos os blocos de carnaval, que fazem parte do carnaval de Pernambuco, Recife e Olinda também”, detalhou Guilherme Menezes.