° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

Homenagens à Clarice Lispector: entrega de praça revitalizada e publicação de livro estão previstos

Informações foram divulgadas, nesta quarta (24), pelo presidente da Associação Casa Clarice Lispector (ACCL), em evento no Recife.

Por

Além da restauração do sobrado onde viveu a escritora ucraniana, no Centro do Recife, novas ações incluídas no projeto de homenagem cultural foram anunciados hoje (24).
O pacote de homenagens previstas para a escritora Clarice Lispector está cada mais amplo.
 
Além da restauração do sobrado onde viveu a escritora ucraniana, no Centro do Recife, novas ações incluídas no projeto de homenagem cultural foram anunciados na manhã desta quarta-feira (24).

O presidente da Associação Casa Clarice Lispector (ACCL), Moisés Wolfenson, comentou a respeito desses novos desdobramentos, durante um evento realizado no Derby. 

O cirurgião plástico divulgou que um importante passo foi tomado para o Museu Clarice Lispector: o encerramento da restauração e a entrega da Praça Maciel Pinheiro. O apoio veio de parceria com o projeto Recentro, da prefeitura do Recife.

O logradouro fica em frente ao prédio que foi casa da artista dos seus 5 aos 15 anos, e no futuro, é onde ficará localizado o acervo cultural da escritora. 

A informação foi repassada em uma palestra ministrada pelo médico, sobre Clarice Lispector e sua relação com cirurgias plásticas.

“A gente conseguiu um milagre. A Praça Maciel Pinheiro já foi restaurada. A parte da fonte e as lâmpadas foram trocadas, o calçamento foi completo e no meio da praça haverá um posto policial fixo. Então, vai ter uma segurança. Pedimos também para que a escultura de Clarice, que ficava no meio da praça, fosse colocada na frente do museu, e isso já foi feito. Essa semana ainda, será inaugurada a nova Praça Maciel Pinheiro.”, afirmou Wolfenson.

Outra importante parte do projeto detalhada por Moisés é o lançamento de um livro tributo. 

Ainda segundo o médico, o nome da obra será “O Recife de Clarice Lispector”, e já está pronta. Paulo Gurgel Valente, filho de Clarice, participou do projeto, que aguarda apenas uma editora para o lançamento oficial, previsto para acontecer juntamente com o lançamento do museu.

“A gente está iniciando o circuito cultural com o lançamento do museu e na sequência o lançamento do livro. Com esse livro a gente dá retorno à Clarice por tudo o que ela fez por Recife”, disse o presidente da ACCL, durante a palestra.

Projeto
 
 
Como antecipado pelo Diario de Pernambuco no último dia 9 de abril, o imóvel no qual viveu Clarice e sua família foi adquirido pela Associação Casa Clarice Lispector, recebido pela Santa Casa de Misericórdia, num contrato de comodato de 25 anos. No prédio, o projeto será da criação do Museu Clarice Lispector.

O projeto de restauro e de arquitetura de interior já está em vigor. Com o início desta nova etapa, outros aspectos estarão sendo desenvolvidos e orçados, como a engenharia, sistema de saneamento e hidráulico, expografia, e iluminação, entre outros. 

De acordo com Wolfenson, a obra está com o início previsto para junho deste ano, devendo ser concluída em 2025. Ao todo, R$ 7 milhões serão investidos no projeto.

“O Museu Clarice Lispector vai entregar para a sociedade cultural do Recife, espaço dinâmico, de pesquisa e celebração, assumindo o compromisso ativo com a salvaguarda e preservação integral do legado da escritora, sob sua guarda, garantindo a  conservação de seus manuscritos, documentos e acervo. Oferecerá mostras de filmes, fotografias, quadros, peças de teatro, lançamento de livros, que tratem de seu universo, dando a oportunidade aos visitantes se envolverem com o legado artístico e intelectual dessa mulher extraordinária, assegurando que sua influência e relevância perdurem para as futuras gerações”, informa o texto que acompanha o projeto básico do museu. 

Ícone

Clarice Lispector nasceu em 1920 e chegou a Pernambuco dois anos depois, se tornou cidadã pernambucana e é considerada ícone da literatura.

A autora e jornalista também é reconhecida internacionalmente como uma das mulheres mais importantes na literatura pernambucana e universal, Clarice declarou seu amor pelo Recife em suas obras.