° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

Instituto Pró-Anima precisa de ajuda

A sede atual do projeto, situada em Aldeia, Região Metropolitana do Recife, é alugada e o prazo para desocupação termina neste mês

Por

Atualmente, 231 pets, sendo 202 cães e 29 gatos, são amparados pela iniciativa
O projeto social Instituto Pró-Anima, instituição sem fins lucrativos, proporciona acolhimento temporário aos animais em situação de vulnerabilidade, além de alimentação, cuidados, atendimento veterinário, castração e adoção responsável. Atualmente, 231 pets, sendo 202 cães e 29 gatos, são amparados pela iniciativa, que tem como principal meta a construção da sua sede própria. Fundado em 2014, mais de 300 animais já foram atendidos pelo projeto. 

A sede atual do projeto, situada em Aldeia, Região Metropolitana do Recife, é alugada e a idealizadora do lar de acolhimento de animais, Rosineide Cavalcanti, tem o prazo até o mês de janeiro do próximo ano para desocupar a imóvel. De acordo Rosineide, outro desafio enfrentado são os poucos recursos para construção do local próprio, localizado em São Lourenço da Mata. “Os 231 animais não têm para onde ir. A nossa necessidade básica é relacionada a ração, são utilizados 75 kg por dia para alimentação dos pets. Mas, hoje, gritamos por socorro para finalizar a construção da sede, sair do aluguel e viver em paz, dando qualidade de vida para os animais. Muito deles ainda sofrem com traumas e medos de um passado cruel de maus-tratos e abandono. O nosso espaço está com 60% da obra construída”, contou a fundadora do Instituto Pró-Anima. 

Entre os maiores custos da instituição estão a compra da ração dos animais, em média de 527 Kg por semana, materiais de limpeza, além do aluguel da residência. E o pagamento de atendimento veterinário, às vezes, sendo necessário a realização de exames e medicação. “Nosso objetivo sempre foi ajudar no controle populacional dos animais, através da castração, além de melhorar a qualidade de vida dos animais, reduzir o número de cães e gatos abandonados e, consequentemente, diminuir crueldades e doenças, onde os animais e a sociedade são vítimas da falha do poder público. Acordar nossa sociedade para mostrar a importância de não abandonar os animais é um desafio que a maioria das pessoas envolvidas na causa animal buscam”, salientou a fundadora do projeto. 

As pessoas interessadas em ajudar a iniciativa podem doar ração para cão ou gato, produto de limpeza, entrando em contato pelo WhatsApp (81) 99861-1195 ou fazer uma contribuição financeira através do Pix, cuja chave é: 48703665000198. Para adotar um bichinho do Instituto Pró-Anima, o interessado deve entrar em contato pelo  WhatsApp já disponibilizado ou pela rede social Instagram, @institutoproanima para iniciar as etapas da adoção, como entrevistado com o futuro responsável e fase de adaptação do animal no novo lar. 

Se você participa de uma Organização Não Governamental (ONG) ou conhece projeto social e deseja que a história dessa ação seja contada no DP%2bSocial, sugira através do nosso e-mail: social@diariodepernambuco.com.br.