° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

Carnaval 2024: Estado terá aumento de 10,2% no policiamento, diz SDS

Anúncio foi feito, nesta terça (30), durante entrevista coletiva, na sede da Secretaria de Defesa Social, no Recife

Por

Os detalhes da segurança no Carnaval foram repassados em coletiva à Imprensa, nesta terça (30)
O Carnaval 2024 terá mais segurança nos polos de animação em todo o Estado.É o que promete a Secretaria de Defesa Social (SDS).
 
Nesta terça-feira (30), a pasta anunciou que haverá aumento de 10,2% no efetivo das forças de segurança durante a folia, em relação ao ano passado.

Para este ano, serão 67.842.lançamentos de agentes das forças de segurança. O aumento foi de 6.281 lançamentos a mais do que o mesmo período de 2023, quando foram 61.561 jornadas extras.  

Esses lançamentos compreendem o efetivo de policiais militares, civis, bombeiros militares, policiais científicos e peritos papiloscopistas.  

 Essas jornadas extras terão início a partir da abertura do Carnaval, no dia 8 de fevereiro e se estende até o dia 3 de março, com o fim do período carnavalesco. 

Segundo a SDS, o investimento para o reforço no efetivo de agentes das forças de segurança será de R$ 12,2 milhões, sendo R$ 1 milhão a mais do que no mesmo período de 2023. 

Somente no Galo da Madrugada, que acontecerá no dia 9 de fevereiro, a Polícia Militar terá o efetivo de 3,5 mil policiais durante todo o desfile do bloco.  

Efetivo

De acordo com a SDS, dos 67.842 lançamentos, a PM será a corporação com o maior número de jornadas extras, sendo 55.447 lançamentos. 

Seguido pela Polícia Civil, com 6.655 lançamentos de policiais civis. 

Já o Corpo de Bombeiros terá 3.859 jornadas extras, seguido da Polícia Científica que terá 215 lançamentos. 

A Operação Lei Seca também terá o reforço de 1.666 lançamentos para ampliar as blitzes em pontos específicos em todas as regiões do Estado, mas com a atenção especial em Recife e Olinda. 

Sistema de Controle

Segundo a SDS, para este ano serão implantados três Centros Integrados de Comando e Controle (CICC’s), que serão instalados em Recife e Olinda, na Região Metropolitana, e em Petrolina, no Sertão do Estado. 

As plataformas funcionarão das 7h do dia 8 de fevereiro e se estenderão até às 7h do dia 15 de março. 

Além disso, a pasta informou que irá implementar 14 câmeras das Plataformas de Observação Elevada (POE), que disponibilizará em tempo real as imagens que serão direcionadas simultaneamente para o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods). 
 
Delegacias

Ainda segundo a SDS, este ano haverá reforço em todas as delegacias de plantão do Recife e na Região Metropolitana. 

Além disso, a pasta garantiu que haverá reforço em 19 delegacias de plantão em cidades do Agreste e Zona da Mata do Estado, e 12 no Sertão pernambucano. 

Já na Praça do Carmo, em Olinda, que é um dos principais focos da folia olindense, a SDS irá instalar a Delegacia da Mulher 24 horas. 

Segundo a pasta, as delegacias da Mulher do Cabo de Santo Agostinho, Recife, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Olinda, Caruaru e Petrolina terão reforço de agentes nestas unidades policiais. 

Segurança municipal
 
Também nesta terça, a Prefeitura do Recife anunciou o esquema de segurança próprio para a folia.
 
O município contará com 145 câmeras de monitoramento para cobrir o patrimônio público e reforçar as ações de segurança. 
 
Haverá três postos avançados de  comando de ações de segurança no Bairro do Recife: Alfredo Lisboa, Ponte Giratória e Ponte Buarque de Macedo.
 
Ao todo, serão 4.200 lançamentos de efetivo da guarda, sendo 140 só no Galo da Madrugada.  
 
 A prefeitura contará, ainda, com 30 viaturas, duas vans, oito motos e um ônibus.