{{channel}}
HC: projeto digital para monitora feridas de pacientes
A iniciativa do Programa de Saúde Digital do Hospital das Clínicas (HC) desenvolve o projeto de “Implantação de Chatbot Inteligente para Monitoramento da Jornada de Pacientes em Cirurgias Limpas”, seu objetivo é de monitorar a evolução da cicatrização pós-cirúrgica de pacientes que já receberam alta hospitalar. A fase de desenvolvimento começa neste mês de setembro, e terá a duração de um ano.
O projeto foi aprovado no Edital Facepe “Pernambucanas Inovadoras 2023”, e se trata de uma parceria do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco com a startup Aicury e o Sebrae-PE.
“Em parceria com a Aicury, vamos desenvolver um assistente virtual inteligente (chatbot) alimentado por tecnologia de Inteligência Artificial para acompanhar e monitorar pacientes pós-cirúrgicos do HC. O chatbot possui a habilidade de interagir por texto e voz, oferecendo uma comunicação eficiente e instantânea entre o paciente e a equipe médica”, salienta a coordenadora do projeto e chefe do Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital (Setisd) do HC, Shirley Cruz.
O projeto congrega profissionais do Setisd e da Comissão de Controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (CCIRAS) do HC. A iniciativa teve mapeamento dos pontos de melhoria no hospital após o MatchDay Saúde & Tecnologia, realizado em março, pelo CIn e pelo HC.