{{channel}}
Inédito na PMPE, sargento gay consegue licença paternidade de seis meses
O sargento da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), Valdi Barbosa, adquire o direito de seis meses de licença-paternidade, feito inédito na corporação, após a fertilização in vitro com barriga solidária da sua filha Sofia. O sargento e seu marido, Rafael Moreira, entraram na Justiça solicitando o direito do militar para se ausentar de seu trabalho para poder tomar conta de sua filha.
Durante cinco meses de processos, Valdi deu entrada no requerimento, que tramitou por diversas secretarias da Polícia Militar, Secretaria de Defesa Social e na Procuradoria Geral do Estado, mas a instância negou a licença de seis meses do policial.
No entanto, ao entrar na justiça o sargento conseguiu obter a sentença que saiu em julho do ano passado, assinada pela juíza do 4º Juizado Especial da Fazenda Pública da Capital, Nicole de Faria Neves. Com a sentença, Valdi adquiriu os seis meses da licença, mais as suas férias, ficando com cerca de oito meses dedicados a Sofia.
Sofia é fruto de fertilização in vitro gestada na barriga da irmã de Valdi, os óvulos são de doadora anônima e esperma do irmão, esta foi a terceira tentativa do casal Valdi e Rafael. O casal registra todos os momentos em seu perfil no Instagram, @somos2pais.
"Estamos para dar visibilidade as novas configurações de famílias. estamos aqui, para compartilhar a nossa história e motivar outros casais que têm o mesmo sonho" publicou o casal em sua conta no Instagram.
Confira o caso no vídeo a seguir: