° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

Senado aprova inscrição do nome de Eduardo Campos no livro de heróis da pátria

Após aprovação, projeto de Felipe Carreras segue para sanção presidencial

Por

O Plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (11), o Projeto de Lei n°3148/24, para inscrever o nome do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, no livro de Heróis e Heroínas da Pátria. A proposta de Felipe Carreras, que recebeu com unanimidade o apoio da Câmara e do Senado, seguirá para sanção presidencial e será transformada em lei. O senador Flávio Arns (PSB-PR) relatou a matéria.

 

A homenagem reconhece a trajetória do ex-governador do estado, uma das principais lideranças políticas do Brasil. Eduardo Campos, que faleceu tragicamente em 2014, deixou um legado de dedicação à população brasileira, principalmente os nordestinos. Seu compromisso na defesa por uma política mais igualitária o consagrou como um líder.


O deputado federal Pedro Campos, filho do ex-governador, acompanhou a votação. “A gente fica muito feliz por esse reconhecimento, por tudo que Eduardo fez pelo Brasil. Ter ele como herói da pátria é um exemplo para aqueles que querem fazer da política um verdadeiro instrumento de transformação da vida das pessoas”, afirmou Pedro.


O parlamentar também agradeceu ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, por pautar o projeto e ao senador Flávio Arns, por conduzir a relatoria e ao autor do projeto na Câmara, deputado federal Felipe Carreras. “A trajetória de Eduardo como homem público o gabarita para estar nesse honrado livro, por tudo o que ele fez como Ministro da Ciência e Tecnologia do governo Lula e como governador de Pernambuco, colocando na agenda nacional temas essenciais para o nosso desenvolvimento, como a tecnologia e a educação pública integral”, destacou.


O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, ressaltou que a aprovação do projeto pelo Senado é um ato que honra a história de Eduardo. “A aprovação expressa o sentimento do Plenário do Senado Federal e desta presidência. Toda homenagem ao saudoso Eduardo Campos, os nossos cumprimentos à sua família, em especial aos seus filhos que trilham seus caminhos na política com grande brilhantismo”, afirmou o presidente. 


O senador Flávio Arns celebrou a aprovação. “Esse ano completou 10 anos do falecimento dessa grande liderança nacional, jovem, reconhecido, considerado como um expoente da política nacional. O Brasil e o mundo sempre precisam de referência e ter essa referência em Eduardo Campos deve ser sempre valorizada”, afirmou o relator. 


Eduardo Campos foi ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação. Durante a gestão dele, pautas importantes para a área foram implementadas, como o Marco da Inovação, a Lei do Bem, que garantiu a possibilidade de incentivo fiscal para as empresas que investem em ciência e tecnologia no país. Além do Marco da Biossegurança, que permitiu que o Brasil fosse pioneiro nas pesquisas com células tronco, tão importantes na área da saúde.

 

 Ao propor a inclusão de Eduardo Campos no Livro dos Heróis da Pátria, o deputado Felipe Carreras (PSB)  reforça a importância de perpetuar a memória de um líder que, mesmo uma década após sua partida, continua a influenciar e motivar aqueles que acreditam em um Brasil mais justo e igualitário.

 

"Eduardo foi um verdadeiro herói para o povo pernambucano e brasileiro. Sua visão e suas ações transformaram a vida de milhões de pessoas, e seu nome merece estar eternizado junto àqueles que marcaram a história do nosso país. Sempre nos lembraremos dos valores que Eduardo representava: justiça social, desenvolvimento econômico e compromisso com o futuro do Brasil", afirmou Carreras.