''Queremos deixar de ser importadores de fertilizantes'', diz Lula
O presidente participou nesta quarta-feira (13/3) da inauguração de um complexo de mineração e produção de fertilizantes em Serra do Salitre (MG)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou nesta quarta-feira (13/3) que o Brasil quer deixar de ser importador de fertilizantes e passar a produzir o insumo, que é essencial para o agronegócio brasileiro. Ele afirmou ainda que o Brasil será o “celeiro do mundo” e que, apesar dos investimentos na reindustrialização, não se pode desvalorizar as commodities.
“Se o Brasil, [ministro Carlos] Fávaro, é um país agrícola, de um potencial extraordinário, quase que imbatível hoje pelo alto grau de investimento em ciência e tecnologia, em genética, por que que a gente não é pelo menos autossuficiente na produção dos fertilizantes que nós precisamos?”, questionou o petista. Ele discursou durante evento de inauguração do complexo de mineração e produção de fertilizantes da EuroChem em Serra do Salitre, Minas Gerais.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, também estava presente. A planta vem de um investimento de US$ 1 bilhão no país, e deve produzir um milhão de toneladas de fertilizantes por ano, representando 15% da produção nacional.
Segundo Lula, a guerra entre Rússia e Ucrânia fez o país perceber que precisa ser menos dependente dos fertilizantes estrangeiros. A Rússia é o maior exportador para o Brasil, que importa 80% dos fertilizantes utilizados pelo agronegócio. Com a guerra, iniciada em 2022, o fornecimento do insumo chegou a ficar ameaçado. O presidente também citou que o Brasil fechou fábricas de fertilizantes no passado, como a de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul.
As informações são do Correio Braziliense.