STF condena três novos réus por participação nos atos golpistas do 8 de janeiro
Nessa segunda (02), o ministro André Mendonça pediu destaque de duas das cinco ações penais dos réus que eram analisadas em plenário virtual
Mais três réus por conta dos atos golpistas de 8 de Janeiro foram condenados, ao final dessa segunda-feira (2/10), pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em votação que ocorreu no plenário virtual.
[SAIBAMAIS]
Davis Baek, João Lucas Vale Giffoni e Moacir José dos Santos são acusados dos seguintes crimes: abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e associação criminosa armada. Giffoni e Santos também foram condenados por dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. As penas variam de 12 a 17 anos de prisão em regime fechado.
Embora os ministros já tivessem maioria no ambiente on-line pela condenação das duas rés, com o pedido de destaque de Mendonça somente o voto da ministra aposentada Rosa Weber continua a valer. Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Rosa Weber e Cristiano Zanin, que já tinham votado pela condenação de Nilma e Jupira, terão de expor seus votos novamente.
Confira a reportagem completa no Metrópoles.