° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

França falaria 'alemão' se não fosse pelos EUA, diz Casa Branca

Declaração ocorre após um pedido de um eurodeputado francês para que os americanos devolvam a Estátua da Liberdade à França

Por

Casa Branca

A Casa Branca rejeitou, nesta segunda-feira (17), um pedido de um eurodeputado francês para que os americanos devolvessem a Estátua da Liberdade, dizendo que a França falaria alemão se não fosse pela ajuda dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial.

 

"Meu conselho para esse político francês anônimo e de baixo nível seria lembrá-lo de que é somente graças aos Estados Unidos da América que os franceses não falam alemão atualmente, então eles deveriam ser muito gratos ao nosso grande país", disse a porta-voz Karoline Leavitt a repórteres.

 

"Vamos dizer aos americanos que optaram por se inclinar para os tiranos, aos americanos que demitem pesquisadores por demonstrarem liberdade científica: 'Devolvam-nos a Estátua da Liberdade. Nós a presenteamos, mas parece que a desprezam'", declarou no domingo o eurodeputado social-democrata Raphael Glucksmann, de 45 anos, firme defensor da Ucrânia e da Europa, e muito crítico a Donald Trump.

 

"Os trumpistas estão preocupados em perder a Estátua da Liberdade, mas parece que perderam, acima de tudo, o senso de humor. E quando se irritam com Raphael Glucksmann, acreditamos que ele acertou em cheio", escreveu nesta segunda o Place Publique, partido fundado pelo legislador, na rede social X.