° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

Cientistas da Espanha revelam ter descoberto escapes de metano na Antártida

O metano é um gás com efeito de estufa que pode ser trinta vezes mais potente que o dióxido de carbono

Por

 

Nesta quinta-feira (13), uma equipe de cientista espanhóis divulgou a descoberta de escapes de metano na Antártida. Segundo os especialistas, o metano é um gás com efeito de estufa que pode ser trinta vezes mais potente que o dióxido de carbono.

 

Os cientistas revelaram que é mais uma prova do aquecimento global. “Este gás se acumulou no subsolo marinho há vinte mil anos e com a camada de gelo derretendo e com a redução de peso sobre a crosta terrestre começa a se libertar em colunas que atingem até 700 metros de comprimento e 70 metros de largura”, explicaram.

 

O degelo dos hidratos de metano foi identificado pela primeira vez na Antártida. De acordo com a equipe, estas colunas foram identificadas a 150 metros abaixo da superfície do Oceano.

 

O metano é um gás de efeito estufa (GEE) responsável por mais de 25% do aquecimento global e seus impactos ambientais são agravantes, uma vez que contribui para a formação de ozônio, que diminui a qualidade do ar além de oxidar e liberar CO2.