° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

Incêndio na Austrália obriga a evacuação de 1500 pessoas

Fogo teve inicio na segunda-feira (27), no Parque Nacional Little Desert, uma zona seca coberta por arbustos que está sofrendo com um calor extremo

Por

Caminhão de bombeiros chegando para combater incêndios florestais no Parque Nacional Little Desert, no estado australiano de Victoria
O governo da Austrália ordenou a retirada de aproximadamente 1.500 pessoas no sul do país, na cidade de Dimboola, devido a um incêndio florestal que já destruiu cerca de 65 mil hectares na região.
 
O incêndio teve inicio na segunda-feira (27), no Parque Nacional Little Desert, uma zona seca coberta por arbustos que está sofrendo com um calor extremo.
 
Nesta terça-feira (28), as equipes de emergência do estado de Victoria enviaram também um alerta aos que preferiram ficar em casa: "Estão em perigo e precisam agir imediatamente para sobreviver. A opção mais segura é se abrigar num local fechado rapidamente. É tarde demais para sair", diz o comunicado aos residentes.
 
A primeira-ministra de Victoria, Jacinta Allan, informou que não há ainda registro de vítimas, porém as chamas já queimaram pelo menos um edifício, enquanto centenas de bombeiros estão no local combatendo o incêndio em condições difíceis. "Ainda temos muitas semanas de um longo e quente verão pela frente e a previsão para o futuro é que haverá muitos dias muito difíceis e perigosos", relatou Allen.
 
A época de incêndios na Austrália varia de acordo com a região e as condições meteorológicas, mas em geral acontece entre os meses de dezembro a março.
Segundo o vice-chefe do governo regional de Victoria, Ben Carro, em dezembro passado os incêndios perto de um parque nacional no estado queimaram 74 mil hectares de floresta, uma área equivalente a Singapura.
 
Já entre os anos de 2019 e 2020, 33 pessoas morreram em incêndios que devastaram grande parte de Victoria e de Nova Gales do Sul. O fogo atingiu na ocasião milhões de animais e destruíram cerca de três mil casas além de 180 mil quilômetros quadrados de floresta do país.