° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

OMS anuncia pausa humanitária em Gaza para vacinação

Segundo representante da OMS nos territórios palestinos, as pausas humanitárias durarão três dias em diferentes zonas do território

Por

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou hoje que foram permitidas pausas limitadas nos combates na Faixa de Gaza para a vacinação contra a poliomielite em milhares de crianças, após ter sido confirmado o caso de um bebê infetado com o vírus.
 
"As pausas humanitárias durarão três dias em diferentes zonas do território devastado pela guerra para a campanha de vacinação, que terá início no domingo, no centro de Gaza. Depois seguirá uma pausa no sul e outra no norte”, declarou Rik Peeperkorn, representante da OMS nos territórios palestinos.
 
De acordo com Peeperkorn, a agência das Nações Unidas pretende vacinar cerca de 640 mil crianças com menos de 10 anos e a campanha foi coordenada com as autoridades israelenses. "Não vou dizer que este é o caminho ideal a seguir. Mas este é um caminho possível", assegurou.
 
As pausas humanitárias não são um cessar-fogo entre Israel e o Hamas que os mediadores do Egito, Estados Unidos e do Catar tentam há meses, incluindo nas rodadas de negociações que estão em curso esta semana.