° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

Asteroide passará 'raspando' pela Terra neste sábado (27); entenda

O objeto celeste já está viajando em direção à Terra com uma velocidade de mais de 300 mil km/h. Ele não pode ser classificado com uma "ameaça" por conta do tamanho

Por

Representação do Asteroide 2024 BM

De acordo com os detalhes divulgados pelo Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra da Nasa (Agência Espacial Norte-Americana), um asteroide chamado de "Asteroide 2024 BM", deve passar pela Terra no próximo sábado (27). O asteroide foi descoberto no dia 17 de janeiro e estima-se que tenha 25 metros (82 pés) de diâmetro.

 

O asteroide já está viajando e girando no próprio eixo em uma velocidade de 2.511 quilômetros por hora — o equivalente à velocidade dos mísseis balísticos intercontinentais. Essa rocha espacial em particular pertence ao grupo Apollo de asteroides próximos à Terra, que são rochas espaciais que cruzam a Terra com eixos maiores que o da Terra.

 

Esses asteroides receberam esse nome em homenagem ao enorme asteroide Apollo que o astrônomo alemão Karl Reinmuth descobriu na década de 1930. De acordo com a Nasa essa não é a primeira vez que o Asteroide 2024 BM se aproxima da Terra. Ele já havia passado pela Terra em 5 de dezembro de 1900, a uma distância de aproximadamente 23 milhões de quilômetros.

 

O asteroide que está se aproximando da Terra têm probabilidade de colisão e não pode ser classificado como um Objeto Potencialmente Perigoso devido ao seu tamanho, de acordo com a NASA.

 

 

Confira as informações no Correio Braziliense