Acidente ferroviário deixa mais de 20 mortos na Espanha
Trem de alta velocidade descarrilou e colidiu com outro que seguia em sentido contrário. Acidente ainda deixou 73 feridos, segundo autoridades locais
Um trem de alta velocidade descarrilou no Sul da Espanha ontem, invadindo a via oposta e atingindo outro trem que vinha em sentido contrário. O acidente deixou ao menos 21 mortos e 73 feridos, conforme informaram as autoridades locais.
Segundo Antonio Sanz, conselheiro de saúde da região da Andaluzia, onde ocorreu a colisão, parte dos vagões de um dos trens caiu "em um barranco de quatro metros". Ele ainda afirmou que as autoridades temem que o número de mortos possa aumentar ainda mais.
Segundo o ministro de Transportes espanhol, Óscar Puente, todos feridos foram transferidos para os hospitais, mas as vítimas fatais continuavam a ser contabilizadas no local até o fechamento desta edição. “O Ministério do Interior informou que todas as vítimas que necessitavam de hospitalização já foram transferidas; não há mais ninguém no local. Atualmente, o foco está exclusivamente na remoção dos corpos das vítimas, dos quais, até o momento, a confirmação oficial que recebemos é de 21, mas não podemos confirmar esse número como definitivo”, afirmou o ministro em coletiva de imprensa.
"O problema é que os vagões estão retorcidos, então o ferro está retorcido, com pessoas dentro", descreveu à emissora pública TVE o comandante dos bombeiros de Córdoba, Francisco Carmona. "Estão sendo trabalhos complicados, difíceis", afirmou.
Mais cedo, Óscar Puente havia afirmado em postagem no X que “o impacto foi terrível, fazendo com que os dois primeiros vagões do trem da Renfe fossem arremessados para fora dos trilhos”. O trem noturno que fazia a rota Málaga-Madri saiu dos trilhos e colidiu com uma composição que viajava de Madri para Huelva, outra cidade do Sul da Espanha, de acordo com a operadora ferroviária espanhola Adif. A operadora ainda informou que os serviços ferroviários entre Madri e as cidades da Andaluzia não irão operar hoje.
"Isto parece um filme de terror", descreveu Lucas Meriako, que estava no trem da Iryo, à rede La Sexta. "Senti um impacto muito forte por trás, e a sensação de que o trem inteiro iria cair, iria se partir. Muitas pessoas foram feridas pelos vidros", disse. Segundo a imprensa espanhola, mais de 300 pessoas viajavam no trem da Iryo e mais de 100 no da Renfe.
A chefe da Proteção Civil regional, María Belén Moya Rojas, disse ao canal Canal Sur que o acidente aconteceu em uma área de difícil acesso. Moradores locais levaram cobertores e água ao local para ajudar as vítimas, relatou ela.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse em uma postagem no X que estava acompanhando as “notícias terríveis” vindas de Córdoba. “Esta noite vocês estão em meus pensamentos”, escreveu ela em espanhol.
*Com AFP