Trump anuncia nova lei sobre garantia a Taiwan e China reage
Donald Trump promulgou a Lei de Implementação da Garantia de Taiwan
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, promulgou a Lei de Implementação da Garantia de Taiwan, que estabelece que o Departamento de Estado norte-americano deve realizar revisões periódicas dos contatos com Taiwan. “A lei obriga o Departamento de Estado a atualizar as diretrizes que regulam os contatos oficiais com Taipé pelo menos uma vez a cada cinco anos”, aponta o documento da nova regra.
Pequim já se manifestou sobre a decisão de Trump após a lei ser formalizada. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Lin Jian, enfatizou que a China se opõe a qualquer contato oficial entre Washington e a região de Taiwan da China, destacando que a questão taiwanesa constitui o cerne dos interesses fundamentais chineses e representa a primeira linha vermelha nas relações bilaterais.
Jian apelou à Casa Branca máxima prudência e a interrupção imediata de interações oficiais com Taipé para que evite enviar ‘sinais errados’ às forças pró-independência da ilha.
Por outro lado, Tawain saudou a nova medida. Segundo a porta-voz do Gabinete presidencial de Taiwan, Karen Kuo, a nova legislação reflete o valor da relação bilateral e os valores comuns de democracia, liberdade e respeito pelos Direitos Humanos. Enquanto o ministro das Relações Exteriores taiwanês, Lin Chia-lung, afirmou que a atualização mais frequente dessas diretrizes deverá impulsionar as autoridades taiwanesas a participarem das reuniões de agências federais norte-americanas, apesar da legislação não abordar especificamente este ponto.
O governo de Taiwan rejeita as reivindicações territoriais da China e defende o direito de manter relações com países de todo o mundo.