Série B muda formato e terá playoffs para definir acesso; veja detalhes
Novo regulamento aprovado na CBF prevê confrontos entre 3º x 6º e 4º x 5º após as 38 rodadas
A Série B do Campeonato Brasileiro terá um novo formato de acesso à elite a partir deste ano. Em reunião do Conselho Técnico realizada na tarde desta quinta-feira (5), na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, os clubes aprovaram a criação de um sistema de playoffs para definir duas das quatro vagas na Série A.
Com a mudança, apenas os dois primeiros colocados da competição garantirão acesso direto. As outras duas vagas serão decididas em confrontos eliminatórios envolvendo os times que terminarem entre a terceira e a sexta posição na tabela.
Pelo regulamento aprovado, o terceiro colocado enfrentará o sexto, enquanto o quarto duelará contra o quinto, em partidas de ida e volta.
Siga o canal do Esportes DP no Whatsapp e receba todas notícias do seu time na palma da mão.
Os jogos já têm datas previstas: 21 e 28 de novembro, fechando a temporada da Segundona. A equipe de melhor campanha fará o jogo decisivo como mandante e, em caso de empate no placar agregado, a vaga será definida nas cobranças de pênaltis.
A competição está marcada para começar no dia 21 de março. Sport e Náutico são as equipes pernambucanas que disputarão a Série B neste ano. Em notas, ambos confirmaram que, inicialmente, votaram contra a proposta de alteração no regulamento da Segunda Divisão.
De acordo com o Leão, apesar da posição contrária, o clube respeita a decisão tomada pela maioria dos participantes do Conselho Técnico da CBF. O Timbu ressaltou que as demais vagas de acesso, além do 1º e 2º colocados, passam a ser definidas por meio de uma etapa decisiva, o que modifica a dinâmica esportiva do campeonato.
Sem paralisação durante a Copa do Mundo
Outra definição importante é que não haverá paralisação durante a Copa do Mundo, no meio do ano. A Série B seguirá seu calendário normalmente, de forma simultânea ao torneio internacional. O Sport se posicionou contra a realização da competição durante o período do Mundial de seleções. Já o Náutico manifestou-se contrário à interrupção do campeonato.