° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

Brasileirão começa mais cedo em 2026, com investimentos recordes e favoritos à taça; confira

Mudança no calendário por causa da Copa do Mundo antecipa largada da Série A, que promete uma das disputas mais intensas dos últimos anos

Por Igor Fonseca

Bola oficial da Série A do Campeonato Brasileiro

O Campeonato Brasileiro começa, de forma inédita, nesta quarta-feira (28). É a primeira vez - desde a implementação do sistema de pontos corridos - que isto acontece, em uma mudança divulgada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no fim de 2025, devido à Copa do Mundo de 2026, que será realizada no Canadá, Estados Unidos e México, entre junho e julho deste ano.

Siga o canal do Esportes DP no Whatsapp e receba todas notícias do seu time na palma da mão.

Atual campeão, o Flamengo busca oficializar a repatriação de Lucas Paquetá, que está no West Ham (Inglaterra), como a maior contratação da história do futebol brasileiro - recorde recém-quebrado pelo Cruzeiro.

O meia, da Seleção Brasileira, quer voltar para o Ninho do Urubu sete anos após sua saída. Segundo jornais ingleses, o rubro-negro carioca desembolsaria cerca de 260 milhões de reais para contar com o jogador ainda neste mês.

O valor que o Flamengo deve pagar por Paquetá superaria a contratação de Gerson pelo Cruzeiro, junto ao Zenit (Rússia), que custou aproximadamente 170 milhões e - à época - virou a contratação mais cara do futebol brasileiro.

Terceira colocada em 2025, a Raposa não apenas se reforçou, mas também manteve e renovou com nomes importantes da campanha que levou o time de volta para a Libertadores. Entre eles, o atacante pernambucano Kaio Jorge, artilheiro do Campeonato Brasileiro da Série A com 21 gols marcados. Outro que ficou no clube foi o meia e camisa 10 da equipe, Matheus Pereira.

Vice-campeão do Brasileirão e da Libertadores 2025, atrás do Flamengo em ambos os campeonatos, o Palmeiras não investiu forte para esta temporada. A maior contratação foi do volante Marlon Freitas, que chegou do Botafogo por cerca de R$ 32 milhões.

A expectativa é que estes três voltem a brigar pela taça do Brasileirão, mas, após uma péssima campanha em 2025, o Atlético-MG se reforçou bem e pode surpreender.

O Galo trouxe nomes para todos os setores do campo. Um deles é o lateral-esquerdo Renan Lodi, que já atuou pela Seleção Brasileira e estava no Al-Hilal (Arábia Saudita) após passagens por Atlético de Madrid (Espanha), Olympique de Marselha(França)e Nottingham Forest (Inglaterra).

Além disso, o Atlético-MG deu um atravessou a negociação do Corinthians para contratação do volante Maycon, junto ao Shakhtar Donetsk (Ucrânia) e, também para o meio, contratou Alexsander, ex-Fluminense que estava no Al-Ahli (Arábia Saudita).

Além desses, o time da capital mineira trouxe nomes para outros setores do campo, gastando, ao todo, cerca de R$ 180 milhões até agora.

Nesta primeira rodada, que começa na noite desta quarta, os destaques ficam para partidas entre Atlético-MG e Palmeiras, às 19h00 (horário de Brasília), na Arena MRV, em Belo Horizonte, e São Paulo x Flamengo, no MorumBIS, em São Paulo, às 21h30 (horário de Brasília).