° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

Recife não tem mais voos direto regulares para os EUA

Voos do Recife para os EUA ocorrem apenas de forma sazonal entre os meses de dezembro e janeiro e operados pela Azul

Por Thatiany Lucena

Aeroporto Internacional do Recife

O Recife não conta mais com voos diretos para os Estados Unidos. Partindo da capital pernambucana, apenas a companhia Azul opera voos sazonais para Orlando (EUA), nos meses de dezembro e janeiro. No decorrer do ano, quem planeja desembarcar no país norte-americano, deve fazer conexão em outras cidades.

Segundo a Azul, de dezembro de 2025 a janeiro de 2026, a companhia operou 34 voos sazonais de/para Recife (PE) e Orlando (EUA), totalizando a oferta de 8.872 assentos nos dois sentidos. “Para a temporada de dezembro de 2026 a janeiro de 2027, a Azul já disponibiliza em seus canais oficiais passagens para os voos destinados a essa rota sazonal”, confirma em nota.

O aeroporto do Recife é atendido, hoje, por voos internacionais regulares para destinos como Porto (Portugal), Madri (Espanha) e Montevidéu (Uruguai). No total, são 35 rotas operadas pela Companhia, entre destinos nacionais e internacionais, em mais de 2 mil voos mensais, posicionando Recife como uma cidade fundamental na malha aérea da Azul.

No momento, a Azul afirma que ainda não há previsão de voos sazonais para a alta temporada, entre Recife e destinos nos Estados Unidos. Contudo, destaca que está atenta ao mercado e que avalia constantemente as possibilidades de incremento de sua malha aérea.

Para os passageiros que desejam ir para o país em outros períodos, a Azul opera voos com destino a Orlando (EUA) a partir dos aeroportos de Viracopos (SP) e Confins (MG); ou para Fort Lauderdale a partir dos aeroportos de Viracopos (SP) e Belém (PA).

Voos diretos para outros países

De acordo com a Aena, concessionária responsável pela administração do terminal, o Aeroporto Internacional do Recife tem voos regulares (diretos) para sete destinos em outros países: Lisboa e Porto (Portugal), Madri (Espanha), Buenos Aires e Córdoba (Argentina), Montevidéu (Uruguai) e Santiago (Chile).

“A Aena mantém um diálogo constante com companhias aéreas nacionais e internacionais para atrair novas rotas para seus aeroportos. No próximo mês, a concessionária participa da Routes America 2026, para discutir novas oportunidades de ligações para o Recife”, disse a concessionária em nota enviada ao Diario.

Em resposta à reportagem, a Gol e a Latam não sinalizaram se há alguma previsão de incluir voos partindo do Recife para os EUA.

A Gol opera voos regulares para os Estados Unidos para as cidades de Miami e Orlando, a partir de Brasília e desde Belém, também de forma regular, para Miami.

Já de forma sazonal, geralmente em altas temporadas de inverno e verão, a Gol opera voos para Miami a partir de Manaus e Fortaleza. Partindo de Fortaleza, a Gol também conta com voos regulares (o ano inteiro) para Orlando (MCO). Partindo do Recife, os voos internacionais diretos da Gol são para Buenos Aires e Córdoba, na Argentina.

Ao Diario, a Latam Brasil também confirmou que não tem voos planejados do Recife para os EUA. Porém, afirma que sempre estuda oportunidades de ampliar sua malha. Com destino ao país, a companhia tem o Aeroporto de Guarulhos (GRU) com maior hub.